Centenas de estudantes do concelho de Câmara de Lobos vão receber bolsas de estudos. A deliberação de atribuição a 685 alunos, que frequentam o ensino superior, mereceu o voto unânime dos vereadores do PSD e PS. Esta medida representa um investimento municipal na ordem dos 550 mil euros.
A deliberação unânime, dos vereadores municipais, na atribuição da bolsa de estudos Municipal, que ocorreu em sede reunião de Câmara, "marca um passo significativo na promoção da educação no município", conforme pode ler-se em nota emitida.
O apoio é atribuído de forma escalonada, numa lógica de equidade, de acordo com os rendimentos familiares, proporcionando uma bolsa mensal de que varia entre os 250 e os 500 euros anuais àqueles que frequentam estabelecimentos de ensino superior na Região. Os estudantes que frequentam instituições fora da Região, incluindo os que estão no estrangeiro, receberão uma bolsa que varia entre os 375 e os 750 euros.
Esta iniciativa abrange estudante do concelho, inclusive aqueles originários de famílias da classe média, que geralmente não têm acesso a qualquer apoio social apesar da aposta e esforço económico que fazem na educação dos seus filhos.
Das 780 candidaturas submetidas, 685 foram validadas, "evidenciando uma procura notável por este importante apoio financeiro, que vem desonerar o orçamento das famílias câmara-lobenses", lê-se.
Pedro Coelho, ao comentar sobre a aprovação unânime, destacou a coesão no respaldo à iniciativa como uma validação do "compromisso duradouro" da Câmara Municipal com a educação. Nos últimos anos, a autarquia tem investido, "de forma consistente", para elevar os níveis de escolaridade na população, no sentido de estimular o desenvolvimento no concelho.
Para o ano letivo 2023/2024, das 685 candidaturas validadas, 266 estudantes frequentam instituições de ensino superior na Região Autónoma da Madeira, enquanto 419 estão matriculados em instituições fora da Região. O investimento total aprovado para este apoio educacional ronda os 550 mil euros.
A Câmara Municipal considera este investimento como estratégico para o desenvolvimento do concelho, reconhecendo-o como uma aplicação financeira com retorno positivo garantido no progresso de Câmara de Lobos.