MADEIRA Meteorologia

BE sublinha que “nada foi dado às mulheres. Tudo foi luta e conquista”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
08 Março 2025
14:20

Numa nota enviada às redações, a respeito do Dia Internacional da Mulher, o Bloco de Esquerda sublinha que a celebração desta efeméride visa lembrar os avanços que “muitas mulheres conquistaram antes de nós, mas ainda do tanto que falta fazer”.

Dina Letra entende que é “importante continuarmos a assinalar a data”. Isso porque, “nada foi dado às mulheres. Tudo foi luta, muitas vezes pago com a própria vida. Tudo foi conquista, que exigiu determinação e rebeldia contra o poder patriarcal instalado, que considerava a mulher um ser inferior e que, também por isso, deveria ser submissa ao pai, ao marido, ao homem dominante”.

A coordenadora do BE lembra “os números da violência doméstica, do assédio e da violência sexual e psicológica, da desigualdade salarial, da prevalência do trabalho doméstico e do cuidado quase exclusivamente sobre a mulher comprovam o muito que falta fazer para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, com direitos e deveres iguais para todas as pessoas.

“Esta é a luta feminista e aqui cabe toda a gente, aqui não interessa o género, mas a defesa dos direitos humanos”, vinca a dirigente, deixando ainda o alerta de que todas as conquistas, “a liberdade tal como a conhecemos e vivemos atualmente não está garantida”.

“Hoje, o mundo ocidental, progressista, democrático, defensor do direito internacional e do direito dos povos à sua autodeterminação está ameaçado por uma onda conservadora e de extrema-direita, também no nosso país e aqui na Madeira, que quer travar o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas que obtivemos nestes 50 anos de democracia.

Já não basta ficar surpreendido com os ataques e os retrocessos que este conservadorismo está a querer implementar no mundo ocidental.

Se queremos manter o nosso modo de vida, se acreditamos no caminho do progresso, se acreditamos na liberdade de ser e de estar é preciso um sobressalto. O sobressalto de quem acredita e defende a democracia e a liberdade.

Por isso, não lhes damos descanso. Por isso é fundamental não abdicar das conquistas que tivemos. Por isso não podemos ser dominados pelo medo.

Por isso o Bloco de Esquerda, que esteve e está nessa luta desde sempre, não se calará perante as injustiças e as desigualdades”, reforça Dina Letra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas