A ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação apresenta, na próxima segunda-feira, às 10h00, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, o projeto internacional IMPLAMAC_CAP, dedicado ao reforço e à implementação de metodologias de monitorização de microplásticos na Macaronésia.
Coordenado pela Universidade de La Laguna, o projeto envolve um consórcio internacional que integra entidades das Canárias, Açores, Madeira, Cabo Verde e Senegal, contando ainda com a participação de organismos regionais ligados às políticas ambientais e marítimas.
A sessão pública inclui intervenções de João Canning-Clode (MARE-Madeira/ARDITI), do diretor regional do Ambiente e Mar, Manuel Ara Oliveira, e de Javier Hernández Borges, investigador principal do projeto.
O IMPLAMAC_CAP_2CAP, cofinanciado pelo Programa INTERREG MAC 2021–2027, dá continuidade ao projeto IMPLAMAC (2014–2020) e visa reforçar capacidades técnicas e institucionais na monitorização e gestão da poluição por microplásticos, promovendo a cooperação científica, a inovação tecnológica, a formação e a transferência de conhecimento para políticas públicas.
Na Madeira, a ARDITI, através do MARE-Madeira, será responsável pela implementação da metodologia, campanhas de amostragem, reforço laboratorial e ações de formação.
A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição através do seguinte formulário: https://forms.gle/F7YdNaPSLdEyrHFC7.