MADEIRA Meteorologia

ADN assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Data de publicação
25 Novembro 2025
9:44

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Partido ADN-Madeira destacou publicamente o seu reconhecimento às iniciativas promovidas pelas entidades regionais, como a mostra bibliográfica “Entre o Silêncio e a Lei”, realizada na Assembleia Legislativa da Madeira, e o evento “Eu Sei... Entre o Dizer e o Calar — Falar é Preciso, Cuidar e Julgar Também”, que decorre esta segunda-feira no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Apesar de enaltecer estas ações, o ADN-Madeira chamou a atenção para a existência de violência doméstica contra homens, fenómeno que considera “largamente subnotificado”. Segundo o partido, muitos casos não chegam às autoridades devido a fatores como estigma, vergonha ou medo de ridicularização, o que contribui para estatísticas que descreve como “potencialmente incompletas”.

No comunicado, o partido aponta exemplos de situações que identifica como violência doméstica sobre homens, como casos de alienação parental, agressões psicológicas e conflitos patrimoniais entre ex-cônjuges. O ADN-Madeira refere que a jurisprudência nacional inclui decisões envolvendo apropriação ou retenção de bens por parte de um dos cônjuges, gerando litígios cíveis ou incidentes criminais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas