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Flashmob "A Matemática Dança" animou alunos da Gonçalves Zarco

JM-Madeira

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Data de publicação
09 Junho 2021
10:52

No passado dia 2 de junho, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, os alunos das turmas 12.º1 e 12.º2 participaram no Flashmob - "A Matemática Dança".

Esta iniciativa aconteceu no âmbito do Projeto "Para Além da Matemática", organizado em colaboração com professores estagiários de Educação Física da Universidade da Madeira e respetivo orientador, e da professora Alexandra Francisco, que desafiaram os alunos a participar nesta atividade.

O objetivo era que este Flashmob "atividade se transformasse num fator mobilizador para o envolvimento de alunos e professores em projetos de escola, de turma ou mesmo da disciplina, contribuindo assim também para a melhoria da relação dos alunos com a Matemática e das suas aprendizagens matemáticas", explica uma nota neviada à redação.

"Os alunos escolheram uma música, dentro dos seus interesses musicais, e criaram uma coreografia que harmonizasse com a sonoridade. No refrão da música introduziram a "dança das funções", imitando com gestos perfeitamente sincronizados o gráfico de algumas das funções lecionadas durante o seu percurso escolar", acrescenta.

Paralelamente a esta atividade, decorreu também a exposição "Utilidade Prática das Funções" com os trabalhos realizados pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, organizada com a colaboração dos professores do Grupo de Matemática.

Esta exposição pretende trazer, de forma menos convencional, para o dia-a-dia dos nossos alunos o conceito de gráfico de uma função.

"O objetivo principal era que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas, contextualizadas, associando-as a desafios, a experiências e a vivências autênticas, social e culturalmente possíveis e praticáveis. Desta forma, o património cultural da disciplina Matemática adquire sentido e os alunos têm oportunidades de realizar verdadeiras aprendizagens, desenvolvendo as competências necessárias para uma cidadania integral, visando a operacionalização das competências definidas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória", conclui o comunicado.

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