MADEIRA Meteorologia

Associação GENUS lança primeiro número da revista Alínea

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Julho 2023
9:30

A GENUS - Associação de Defesa do Património da Madeira vai promover na próxima semana o lançamento do primeiro número da revista de património Alínea. O evento terá lugar na Fundação Princesa Dona Maria Amélia - Av. do Infante 12, Funchal, no dia 20 de julho de 2023, pelas 18 horas.

"A revista alínea assinala um ponto de viragem, um outro modo de observar o património edificado de uma geografia arquipelágica, algo indissociável de um território finito, disperso, inventivo com ideossincrasias e aspetos culturais muito próprios e vincados. Inicia-se a publicação da revista alínea com o mote de uma reativação da crítica sobre o património", refere a associação em comunicado.

Revela a GENUS que na chamada de trabalhos para este 1.° número da revista, não se assumiram limites nem temas que restringissem as abordagens ao património edificado.

Este primeiro número é composto por: "Restauro e Reutilização de Monumentos: o caso do Hospício da Princesa Dona Maria Amélia" por Rui Campos Matos; "O património perdido dos letreiros do Funchal" por Rosa Franco Moniz; "Estatuária urbana do Funchal: Um roteiro pelas estátuas da freguesia da Sé" por Sara Faria; "Capela de Nossa Senhora da Saúde: uma preciosidade da nossa arquitetura religiosa" por Tomás Freitas; "Arqueologia em ambiente de obra: o caso da Região Autónoma da Madeira" por Ana Mendonça, Marco Freitas e Alexandre Brazão e "A classificação dos Edifícios do Património Moderno" por Emanuel Gaspar, são os artigos que compõe este primeiro número.

A apresentação da revista será feita pela professora e artista plástica Teresa Jardim, seguida de uma visita guiada à Fundação Princesa Dona Maria Amélia feita pelo arquiteto Rui Campos Matos.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas