MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Professor Universitário

19/03/2021 08:00

Já esta terça-feira, dia 16 de Março celebrou-se o Dia Mundial do Serviço Social, este ano sobre o tema "Ubuntu: I am Because We are - Strengthening Social Solidarity and Global Connectedness", em português "Ubuntu: Eu sou Porque Nós Somos - Fortalecendo a Solidariedade Social e a Conectividade Global." Ubuntu foi popularizado em todo o mundo por Nelson Mandela. Mais que uma palavra, Ubuntu é uma filosofia e uma forma de vida que traduz fielmente os valores do serviço social, e a importância da promoção da solidariedade social, reconhecendo e co-responsabilizando todos nós na co-construção de um futuro mais sustentável, solidário e socialmente justo.

Pergunta o leitor, ora, o que tem isto a ver com a UMa e com a eleição do seu novo reitor? Pois bem, muito se tem debatido sobre a necessidade do aumento de financiamento da Universidade da Madeira, face às características e necessidades impostas pela insularidade e ultraperiferia da região, bem como a necessidade de reformulação de alguns dos atuais cursos e a (re)abertura de novos. Também uma maior aposta na internacionalização da UMa em várias áreas científicas, a atração de alunos e investigadores externos à região, seja de Portugal continental, da União Europeia e Reino Unido, ou até mesmo provenientes de outros continentes, onde exista por exemplo diáspora Madeirense, podem e devem ser exploradas face às condições ímpares da Madeira ao nível do custo e qualidade de vida, clima, e segurança, já sobejamente reconhecidas junto do mercado turístico internacional.

Na cimeira anual de Davos do Fórum Económico Mundial, que decorreu em finais de Janeiro desde ano, foram apresentados quatro cenários para o futuro da educação nos próximos 20 anos. Entre os cenários de transformação apresentados, foi destacada a importância da aquisição de conhecimentos individualizados através da personalização completa de conteúdo, de forma remota, permitindo aos alunos administrar melhor o seu tempo, e assim participar em projetos comunitários, estágios e investigações. A flexibilidade de trabalho em grupo em determinadas áreas académicas, e a aposta nas questões sociais e intervenção comunitária foram igualmente apontadas como fundamentais e prioritárias.

Perante isto, a formação e investigação na área do serviço social ao nível da licenciatura e mestrado assumem-se como uma aposta credível, face às necessidades da região na formação de novos assistentes sociais, bem como na atualização e especialização de todos aqueles que já trabalham nas diversas entidades públicas e em instituições solidariedade social da região. Abrir novos horizontes, experiências e oportunidades de empregabilidade na região e a nível internacional requer certamente visão, planeamento, parcerias e financiamento.

Estarei disponível para apoiar a UMa e a sua reitoria na planificação e concretização de tais propostas/objetivos. Quiçá a UMa e o seu novo reitor possam usar o atual contexto de recuperação económica pós-pandemia para sensibilizar o Governo Regional e o Primeiro-ministro António Costa, através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para a importância da UMA também poder vir a beneficiar do Plano de Recuperação e Resiliência, cuja verba total estimada para a região autónoma é de 770 milhões euros para financiamento de projetos até 2026.

*Universidade de Windsor, Canadá.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas