MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Administrador JM

4/02/2023 08:05

Estes ciclos repetem-se vezes sem conta, porque normalmente Portugal e as suas regiões autónomas andam (quase) sempre em eleições. É raro o ano em que os políticos são obrigados a fixarem-se apenas nas funções para as quais foram mandatados através do voto, porque normalmente estão a ajustar equipas e clientelas partidárias (depois de uma eleição) ou a ajeitar calendários e planos de ação (antes da eleição seguinte).

As tentações parecem que chegam a todos. Veja-se o que provocou o deputado do PSD, Sérgio Marques: se foi estratégia política, ainda não se percebeu qual. Não que os temas que trouxe à colação - grupos económicos, obras ‘inventadas’ e Comunicação Social - não possam ser discutidos, mas porque o ‘agitador a fazer-se de vítima’ acumula pouca ou nenhuma legitimidade para discutir qualquer um desses temas. Só no que toca à Comunicação Social, é bom que se saiba que foi ele quem tentou que empresários comprassem o antigo Jornal da Madeira. Sem sucesso e sem jeito. Por ele não estava nada resolvido ainda.

Veja-se também as tentações em que caem partidos como o JPP. Do alto daquela auréola pró-beatificação dos seus membros, este partido acaba por estragar ações meritórias - como foi o caso espoletado pela autarquia JPP em torno da exigência de pagamento de IMI à empresa que explora o aeroporto da Madeira.

Contentes por o tribunal ter-lhes dado razão na exigência de fotocópias ao Governo Regional da Madeira - para saber quem foi incluído na comitiva das visitas oficiais de Albuquerque ao Curaçao e à Venezuela, dados que já tinham sido amplamente difundidos em toda a imprensa regional - o JPP deixou-se cair na tentação de brincar com a vontade de aparecer nas notícias: no dia em que recebeu os documentos do GR, anunciou na imprensa o despacho do tribunal, mas omitiu que já tinha os documentos na sua posse. Semana e meia depois, voltou a publicitar o despacho do tribunal, levando pelo menos um órgão a noticiar ‘Albuquerque terá de entregar fotocópias de toda a documentação’. Nova notícia, nova omissão. Sem malícia, como o outro?

São estas habilidades que alguns políticos julgam que dão votos.

Mesmo fora do Carnaval, que aí vem, as máscaras vão caindo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas