MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Consultor

2/07/2022 08:15

1). Responda diplomaticamente - é natural sentir-se magoado. No momento, tente responder cordialmente, respire fundo e identifique as suas emoções. Pode dizer: "Obrigado pela partilha. Não fico surpreendido, mas estou desapontado por não poderem honrar o meu pedido. Contudo, estou empenhado em dar o meu melhor e espero continuar a nossa conversa num futuro próximo." Nesta resposta, expressou apreço pela abertura da sua chefia e demonstrou resiliência perante um desafio. Também abriu a porta para discutir uma compensação futura.

2). Escave mais fundo - desenterre as possíveis barreiras e pressões que levaram à resposta negativa do seu superior, com um tom curioso e não defensivo. Procure obter mais detalhes com perguntas abertas, tais como: "O que contribuiu para a sua decisão? Como são avaliadas a compensação e o desempenho? O que poderia eu estar a fazer melhor?" Obter mais informação pode ajudar a orientar a sua decisão de ficar e defender-se ou de criar um plano de saída.

3). Proponha alternativas - ver a situação através do ponto de vista do seu superior também lhe permite fazer um brainstorming de alternativas às quais ele poderá ser mais recetivo. Poderá também considerar a possibilidade de negociar para ter maior tempo de férias, flexibilizar o tempo de trabalho, acordar um regime de teletrabalho, obter financiamento para o seu desenvolvimento profissional ou para melhorar as suas condições de trabalho em regime de homeoffice.

4). Continue a conversa - ao receber uma resposta negativa, não desista imediatamente. Ao contrário do que poderemos pensar, a rejeição sinaliza o início de uma negociação porque coloca na ribalta uma série de questões críticas. Pode explicar que pretende um aumento salarial num intervalo temporal específico e posteriormente negociar como poderá chegar à meta pretendida. Em colaboração com o seu superior, pode criar um plano com métricas bem definidas e melhorias específicas que justifiquem o aumento salarial. Ao fazê-lo, mostra que está empenhado em exceder os valores de referência da sua organização.

5). Domine a arte da autopromoção - dê destaque às suas realizações profissionais, procurando formas de divulgar os seus sucessos. Enquadre sempre o seu progresso na forma como ele afeta positivamente os seus clientes, colegas, superiores e a organização em geral.

6). Procure defensores - estruturas de gestão horizontais, onde existe menor hierarquia, tornaram-se cada vez mais comuns. Com o poder descentralizado, o seu superior pode ser um dos Stakeholders que contribui para as decisões sobre o seu percurso profissional e possível aumento salarial. Solicite uma reunião de nível superior com a chefia do seu superior para lhe sensibilizar acerca das suas contribuições. Finalmente, construa relações com outros intervenientes-chave que detenham influência para que tenha mais aliados a defender os seus avanços.

Não obstante o que acima foi dito, pensemos nas palavras de James Altucher, um gestor de Hedge Funds: "A única maneira de fazer verdadeira riqueza é livrar-se do seu salário. Num salário, por definição, está a criar riqueza para os outros, e está a criar uma corrente e algemas para si próprio".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas