MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

24/01/2023 08:00

Toda a novela que tem transformado o Governo do Partido Socialista no mais esfrangalhado de todos, parece não ter fim.

E quase inesgotável a catadupa de novas situações, que dia após dia surgem na imprensa.

Agora, esquecidos que já parecem estar a secretária de estado dos 500 mil euros e o pagador de rendas de 300 mil euros por algo que nunca foi construído, entra em cena o ministro dos Negócios Estrangeiros, que se vê envolvido na derrapagem das obras de requalificação do Hospital Militar de Belém enquanto foi ministro da Defesa.

Disse que não estava informado, na altura, dessa situação. Foram apresentados documentos que mostram uma comunicação a ele dirigida, dando conta de que a derrapagem das obras já ia no dobro do previsto.

Ontem, uma outra informação, dá conta de que tem uma sociedade com outras pessoas, condenadas por fraude fiscal e responsáveis pela venda de dois edifícios dos CTT, que tinham sido vendidos a um fundo de investimento imobiliário por 14,8 milhões de euros e no mesmo dia revendidas por 20 milhões.

O que disse? Que não sabia de nada!

2. Foi noticiado pela imprensa nacional, que o governo de Portugal quer rever o modelo de acesso ao ensino superior e que nesse plano estava incluído diminuir o contingente especial para os candidatos oriundos das Regiões Autónomas.

A intenção, escrita na proposta do Governo era de diminuir em mais de 47% o número de vagas desse contingente, para cada uma das Regiões.

Foi necessária uma reação vigorosa do Governo Regional e dos deputados social-democratas, contestando essa vontade do governo do Partido Socialista.

Depois de uma semana de denúncia, lá veio o executivo recuar na sua posição.

Porém, a declaração da ministra da Educação é preocupante: Disse nos Açores, a propósito do tema, que "neste momento não vai haver redução do contingente dos Açores e da Madeira".

Isto mostra que importa estarmos atentos ao tema, uma vez que, por agora os socialistas recuaram (quem sabe se foi porque temos eleições regionais este ano na Madeira e é politicamente inconveniente o tema) mas fica evidente que não abandonaram a ideia de voltar, no futuro, a tentar condicionar as oportunidades de acesso ao ensino superior dos jovens que vivem nas ilhas!

3. Uma chamada de atenção para as promissoras Conferências do Atlântico, que decorrerão na Madeira nos dias 27 e 28, próxima sexta feira e sábado, sob o tema Winston Churchill, Madeira, e a Aliança Euro-Atlântica Celebração do 650.º Aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa.

Constituem-se como uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Uma excelente oportunidade para assistir a conferências de excelência. A reter.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas