MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

16/05/2023 08:00

O JBM é hoje um dos locais mais visitados da Região Autónoma da Madeira (RAM), contribuindo decisivamente para o sucesso do turismo. Exemplo disso é o facto de uma das imagens mais fotografadas e difundidas na promoção da RAM ser do JBM, a famosa imagem dos jardins coreografados. Mas o que de especial tem o JBM? Diria tudo.

O JBM é único pois é promovido pelos seus jardins e paisagens, pelos seus museus e pelo conhecimento e trabalho na ciência e investigação onde se destaca o herbário e o banco de semente.

Nos jardins com uma área de cerca de 5 hectares encontramos coleções de plantas únicas. São mais de 2000 plantas, de 170 famílias distintas. Existem mais de 1700 plantas que dão flor, contribuindo para que este jardim seja único pela beleza, riqueza botânica, e também riqueza arquitetónica com o seu edifício principal a datar do sec. XIX. Como Jardim Botânico possui uma coleção de espécies indígenas e endémicas da RAM inigualável noutras quintas e jardins.

O banco de sementes do JBM tem como objetivo a preservação de sementes de espécies vegetais da RAM. Tem sementes de mais de 300 táxones indígenas e exóticas, existindo o registo de mais de 6 000 entradas, desde que foi criado. Tem trocado sementes ao longo da sua vida com mais de 200 instituições diferentes.

O herbário do JBM, com cerca de 27000 registos, alguns com mais de 100 anos, constitui uma das maiores coleções de herbário da RAM. Esta coleção, serve de base para diversos estudos sobre a flora da Madeira, desenvolvidos a nível nacional e internacional.

Mas o JBM também é promovido no "mercado" dos museus. O seu Museu de História Natural inclui um grande acervo de peças da história natural da Madeira. O acervo é constituído por milhares de peças, e inclui fósseis marinhos, rochas, moluscos terrestres, insetos e animais vertebrados embalsamados. Apenas uma parte deste acervo encontra-se em exposição aos visitantes. Num ano em que o Dia Internacional dos Museus que se comemora no próximo dia 18 de maio tem como tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar" o JBM ganha ainda maior valor acrescentado neste âmbito, pois consegue em pleno cumprir com os objetivos definidos:

Saúde e Bem-Estar - o local onde se insere, as suas paisagens e todo o ambiente envolvente garante o bem estar para todos os visitantes, de todas as idades com destaque para a saúde mental.

Ação Climática - o JBM é um exemplo de medidas neste campo, dando como exemplo o recente sistema de rega automático instalado em todo o jardim tornando a gestão do recurso água muito mais eficiente.

Vida na Terra - em que através do Banco de Semente, Herbário e das próprias plantas existentes no Jardim contribui-se para o restauro de ecossistemas e combate a perda de biodiversidade.

Todo o investimento realizado no JBM tem em especial atenção a sua localização e a sua história. Recentemente foram concluídas obras importantes de implementação de um sistema de rega automática em todo o Jardim, foi efetuado um enorme trabalho de recuperação da calçada madeirense, trabalho minucioso e complexo.

A projeção do JBM como local adaptado as novas necessidades e moderno, levaram à execução de trabalhos ao nível do acesso a pessoas com mobilidade reduzida. As portarias foram também alvo de restruturação criando um local moderno e eficiente.

Mas o Governo Regional através da Secretaria Regional de Ambiente, Recurso Naturais e Alterações Climáticas não para por aqui. Foi já anunciado novos projetos para diferentes áreas do JBM, nomeadamente a criação de um passadiço suspenso na escarpa do jardim, a criação de uma Ala Tropical que contempla entre outras obras a construção de uma estufa tropical com mais de 1000m2. Está ainda projetado a construção de um pequeno viveiro com sala de formação para os funcionários.

O JBM fica assim projetado para o futuro, aumentando cada vez mais a oferta aos seus visitantes, que cada vez são mais e que cada vez saem mais satisfeitos. Não tenho dúvidas que o JBM continuará a ser um produto turístico e visitável único e de excelência da RAM.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas