MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

24/11/2021 08:01

As ilhas Selvagens estão localizadas a sudeste da ilha da Madeira, distando 300 Km da ilha da Madeira e cerca de 180 Km da ilha de Tenerife em Canárias. São constituídas por duas ilhas, a Selvagem Grande, e a Selvagem Pequena e por uma série de ilhéus, sendo o principal o Ilhéu de Fora. A estas ilhas está associada uma vasta área marinha.

A Selvagem Grande tem uma área de 245 hectares e é caracterizada por uma extensa zona planáltica. O ponto mais alto da ilha tem 100 metros de altitude. A Selvagem Pequena com uma área de 20 hectares é coberta em larga extensão por areia calcária. Atinge uma altitude máxima de 49 metros, no Pico do Veado. O Ilhéu de Fora com uma área de apenas 8 hectares é também coberto por areia calcária e atinge uma altitude máxima de 18 metros, no Pitão Pequeno.

Estas Ilhas são estratégicas para Portugal, pois permitem a extensão em larga escala do mar territorial português.

A sua importância não se fica pela sua localização geográfica. As ilhas encerram em si uma riqueza natural incalculável, riqueza essa que se estende desde o mar à terra.

Estas ilhas, ricas também em história, constituíram em 1971 a primeira área Classificada e Reserva Natural do país, e uma das primeiras áreas protegidas da Europa. Este fato em muito se deveu ao naturalista e ornitólogo Paul Alexander Zino, britânico, mas residente na Madeira e que despoletou o interesse do valor natural destas ilhas, possuindo ainda hoje a família Zino a única habitação privada das ilhas.

Estas ilhas tem suscitado imenso interesse internacional. A título de exemplo em 2015 a National Geographic efetuou uma expedição a estas ilhas tendo resultado vários artigos e vídeos promocionais, tendo esta conceituada instituição considerado que as Selvagens correspondem a um dos mares mais pristinos de todo o Mundo.

A soberania e o apoio aos trabalhos técnicos no terreno têm sido assegurados de forma exemplar pelos Vigilantes da Natureza que tem sido uma presença continua nestas ilhas à cerca de 40 anos, apoiados a partir de 2016 pela Policia Marítima.

Recentemente foi apresentado o programa das comemorações dos 50 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, sobre uma visão, de que estas ilhas sejam uma incontornável referência mundial para a conservação da natureza até 2071.

O programa assenta em 4 valores:

Divulgar, o valor e importância da Reserva Natural das Ilhas Selvagens;

Envolver, a comunidade regional, nacional e internacional na sua preservação;

Maximizar, maximizando e melhorando a capacidade de gestão através do aumento da empatia e do conhecimento;

Transferir, promovendo a transferência do conhecimento adquirido.

A todos estes valores estão associados muitas ações, umas de menor dimensão e possivelmente mais fáceis de execução, outras mais ambiciosas como é o caso da expedição a estas ilhas no antigo bacalhoeiro Santa Maria Manuela com o patrocínio da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O Governo Regional da Madeira gere e continuará a gerir esta Reserva Natural terrestre e marinha de valor ímpar, já reconhecida a nível nacional e internacional, com o desafio de implementar todas as medidas de gestão necessárias para tornar esta reserva uma incontornável referência mundial para a conservação da natureza.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas