MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

6/12/2022 08:00

Para hoje, e como o Natal está à porta, deixo aqueles que acho são os melhores discos deste ano que está a terminar - a indústria discográfica fica agora em alguma dormência com lançamentos de ‘Best of’, álbuns de Natal, e outras coisas do género, por isso é com alguma segurança que avanço com estes -, e pode sempre ser útil para uns pedidos ao Pai Natal.

Fontaines D.C. - Skinty Fia

A banda de Dublin City, daí o D.C., já vai no seu terceiro álbum. Não abandonando a sua vertente punk, mais ao estilo de Joy Division que Ramones, Skinty Fia é uma declaração de amor à sua Irlanda, é um carta de saudade a quem se instalou em Londres, mas com saudade de Casa.

Destaques: "I Love You", "In ár gCroíthe go deo", "Roman Holiday"

Kendrick Lamar - Mr. Morale & The Big Steppers

Das poucas pessoas que sabemos o que contar no mundo do Hip Hop. Kendrick lança, provavelmente, o seu álbum mais pessoal, em que o expoente máximo é a colaboração com Beth Gibbons de Portishead.

Destaques: "Mother I Sober", "Auntie Daries", "Crown"

Rosalía - Motomami

É aquele álbum que não sabemos o que achar inicialmente, com o passar do tempo auscultando como deve de ser chegamos à conclusão que Rosalía é fruto de um mundo cada vez mais globalizado e que consegue capturar isso num disco.

Destaques: "La Fama", "Candy", "Delirio de Grandeza"

The Smile - A Light for Attracting Attention

The Smile tem parecenças com Radiohead, não fosse 3/4 da banda membros de Radiohead, o outro 1/4 vem de Sons of Kemet, banda londrina de jazz, e podemos dizer que é a delicadeza de Radiohead com o swag de Sons of Kemet.

Destaques: "We Don’t Know What Tomorrow Brings", "The Smoke", "Speech Bubbles"

Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You

O quinto álbum da banda americana é capaz de ser o mais conseguido. São 20 músicas que nos levam de um lado para outro, no folk rock suave que nos sempre habituou, mostrando Adrianne Lenker é, provavelmente, a "singerwritter"mais prolífica da atualidade e com qualidade.

Destaques: "Certainty", "Change", "No reason"

E cinco álbuns em português, dentro do possível…

A garota não - 2 de abril

A canção de intervenção faz parte do universo musical português, mas que parece que ficou parada no tempo. Este "2 de abril", traz a música de intervenção para o século XXI.

Destaques: "Prédio mais alto", "Dilúvio", "Canção a Zé Mário Branco"

MARO - can you see me?

E quem diria que depois do festival da canção haveria coisas bonitas para ouvir? Seguindo a tradição dos últimos anos, MARO usa o fama da vitória e mostra-nos ao que veio.

Destaques: "juro que vi flores", "am i not enough for now?", "can you see me?"

Tim Bernardes - Mil Coisas Invisíveis

O português do outro lado do Atlantico, aquele que provoca saudade. O segundo trabalho de Tim, Bernardes, e não o nosso, é o expoente máximo do que se fez a nível musical este ano. Completo, suave, carinhoso, cúmplice e quente é a MPB levada ao máximo.

Destaques: "Nascer, Viver, Morrer", "Olha", "Última Vez"

Fado Bicha - OCUPAÇÃO

Um fado diferente? Sim, podemos dizer que sim. Fado eletrónico? Também é aceitável. Fado rock? Confirmamos que sim. Fado de intervenção? Sim, porque não. Fado Bicha é tudo isto e muito mais, e é muito bom.

Destaques: "Lila Fadista", "Crónica do maxo discreto", "Requiem para Valentim"

Branko - OBG

Em Portugal também fazemos boa música eletrónica, não é só fado. Moullinex é capaz de ser o expoente, Branco vem logo atrás. Misturando ritmos africanos, juntamente com o tradicional portugês OBG (obrigado, penso eu), é o resultado do Portugal atual.

Destaques: "NAFÉ", "SDDS", "CTG.

E se houvesse mais espaço… Nilüfer Yanya - Painless (Midnight Sun); Yeah Yeah Yeahs - Cool it Down (Spitting Off the Edge of the World), Black Country, New Road - Ants From Up There (Concorde), Mt. Joy - Orange Blood (Orange Blood).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas