A depressão Joseph vai afetar o arquipélago da Madeira, com períodos de chuva intensa nas terras altas, na terça-feira, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Prevê-se que às 03:00 de dia 26 de janeiro a depressão Joseph esteja centrada aproximadamente em 53° norte e 40°oeste, com uma pressão atmosférica no seu centro de 945 hPa (hectopascais)”, lê-se na informação divulgada.
Este valor indica uma depressão muito profunda, associada a ventos muito fortes, condições atmosféricas adversas.
O IPMA adianta que o vento será moderado a forte de oeste/sudoeste, rodando para noroeste a partir da manhã, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 95 quilómetros nas terras altas.
Quanto à agitação marítima, aponta que as previsões são de ondas de noroeste com quatro a cinco metros, aumentando, na costa norte e na ilha do Porto Santo, para cinco a seis metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima, a partir da tarde de terça-feira.
A depressão Joseph está centrada no Atlântico Norte, inserida numa vasta região depressionária onde se irão formar vários núcleos nos próximos dias, explica o IPMA, referindo que ocorrerão, na terça-feira, períodos de chuva que passarão a regime de aguaceiros a partir da manhã.
Estas condições meteorológicas levaram o IPMA a emitir avisos de níveis laranja e amarelo, para rajadas de vento e agitação marítima.
A capitania do Porto do Funchal também emitiu aviso de mau tempo para o mar do arquipélago, recomendando “aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a [sua] segurança”.