Já ultrapassa os 55 mil euros o valor angariado pelos amigos de Igor Holewiński, o cidadão polaco desaparecido desde sábado na Madeira, para contratar uma equipa privada especializada em resgate e socorro em montanha. O peditório foi lançado numa plataforma de recolha de fundos online e o montante continua a aumentar minuto a minuto.
De acordo com a mensagem publicada pelos amigos, “na manhã de sábado, Igor saiu da Levada dos Tornos em direção ao Pico Ruivo - o ponto mais alto da ilha. Por volta das 13 horas, perdemos contacto com ele. O sinal de localização no aplicativo de busca do iPhone deixou de funcionar e, desde então, não conseguimos comunicar com ele de forma alguma.”
Na mesma publicação, os amigos sublinham que “o tempo é crucial” e que pretendem “acionar rapidamente um especialista em buscas particulares, com a sua equipa, que já ajudou a encontrar 35 pessoas desaparecidas na Madeira e em Portugal”.
O apelo pede “qualquer ajuda possível, para cobrir os custos da missão de resgate”, acrescentando que “toda a doação - por menor que seja - ajudará a garantir apoio profissional no terreno o mais rapidamente possível”.
Entretanto, as buscas oficiais prosseguem, envolvendo uma equipa de Busca e Salvamento da Polícia de Segurança Pública, com o apoio do Serviço Regional de Proteção Civil - que tem recorrido a drones -, bem como da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia Florestal e do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.