MADEIRA Meteorologia

Mercado externo deverá impulsionar turismo no Natal e fim de ano – estudo

Data de publicação
16 Dezembro 2024
16:05

Os profissionais do turismo preveem que, durante a época de Natal e fim de ano, o setor supere o desempenho de 2023, sobretudo impulsionado pelo mercado externo, segundo um inquérito do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.

Num comunicado, hoje divulgado, lê-se que este estudo concluiu que, “durante as festividades, cerca de 70% dos profissionais preveem aumentos significativos nas receitas provenientes do mercado externo” e que o setor “irá superar o desempenho de 2023”.

Segundo a análise do painel do IPDT, “as expectativas sobre o turismo interno preveem que a atividade se mantenha alinhada com os níveis positivos registados no final de 2023”, sendo que “tal equilíbrio assenta, sobretudo, na manutenção do número de dormidas (60%) e de turistas (65%), identificados pelos profissionais”. Ainda assim, “mais de 20% dos inquiridos revelam maior otimismo, prevendo uma valorização nestes dois indicadores”.

De acordo com a mesma informação, “apesar de o mercado interno demonstrar sinais de estabilidade em relação a 2023, destacam-se, ainda, perspetivas de crescimento na rentabilidade dos negócios”, tendo em conta que “37% dos especialistas antecipam um aumento nas receitas turísticas e no RevPAR (receita por quarto disponível)” durante esta época.

Já “as projeções de final do ano para o mercado externo revelam-se mais otimistas, evidenciando um forte potencial de crescimento em todos os indicadores analisados pelo IPDT”, sendo que, “neste âmbito, cerca de 70% dos especialistas antecipam um aumento significativo nas receitas turísticas e no RevPAR do mercado externo, quase o dobro do otimismo” alocado ao mercado interno.

Além disso, “indicadores de melhoria no número de turistas (52%) e nas dormidas (57%) apontam para um maior crescimento de origem externa, reforçando o papel do turismo internacional como motor de valor para o setor”.

Para os profissionais do turismo auscultados pelo IPDT, “as previsões para o final de 2024 e para o início de 2025 apontam para um otimismo moderado, com alguns indicadores a revelarem forte potencial de crescimento, enquanto outros sugerem a manutenção dos níveis atuais”, indicou.

O painel destaca “o investimento privado (51 pontos) e a procura turística externa (47 pontos) como os indicadores com maior expectativa de evolução”, sendo que “o número de pessoas empregadas (36 pontos) e a atividade do turismo (31 pontos) também são antecipados”.

Já “indicadores como o investimento público (9 pontos) e a procura turística interna (9 pontos) apresentam valores mais baixos”, referiu.

“Importa destacar que o nível de confiança médio no desempenho turístico alcançou 82,9 pontos (outubro de 2024), mantendo-se entre os mais elevados da série histórica” que o instituto monitoriza.

Entre os fatores de incerteza que podem ter impacto no turismo, os auscultados no inquérito do IPDT identificam “a incerteza política nos Estados Unidos com a eleição de Donald Trump, as tensões crescentes na Europa e no Médio Oriente, além de desafios internos como a saturação do Aeroporto de Lisboa e a possível instabilidade legislativa a curto prazo”, mas acreditam no “potencial de Portugal como destino de excelência”.

Este inquérito decorreu entre 04 e 18 de outubro de 2024, reunindo 45 respostas válidas, de um painel de 175 profissionais em funções de direção e administração em várias áreas que integram o setor do turismo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas