Um casal que tinha sido detido, no final de janeiro, nos Açores, com mandado de detenção europeu por burla qualificada na Alemanha, foi extraditado para aquele país, na segunda-feira, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ revelou que procedeu, na segunda-feira, à extradição dos dois cidadãos portugueses, um homem de 32 anos e uma mulher de 23, “sob os quais pendia um mandado de detenção emitido pelas autoridades alemãs por fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada, cometidos naquele país”.
O casal tinha sido detido no dia 28 de janeiro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sequência de uma operação desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária.
Os suspeitos foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa e “ficaram em prisão preventiva a aguardar os ulteriores desenvolvimentos relativos ao processo de extradição que agora se concretizou”.
Segundo a PJ, os crimes terão ocorrido em setembro de 2025, na cidade de Munique, na Alemanha, mas o casal terá regressado, entretanto, a Portugal.
Em dezembro, as autoridades judiciárias alemãs emitiram dois mandados de detenção europeus.
Os dois cidadãos portugueses são acusados de alugarem veículos de luxo, “com o propósito de os transportar para fora do território alemão” e os entregarem a outros elementos de uma organização criminosa, que, por sua vez, “procediam à respetiva venda e subsequente distribuição dos lucros obtidos”.
O homem é acusado ainda de recrutar terceiros para participarem no esquema fraudulento.