MADEIRA Meteorologia

Violência tribal provoca quase 50 mortos no norte do Sudão do Sul

Data de publicação
31 Maio 2025
14:02

Pelo menos 46 pessoas foram mortas e 22 outras ficaram feridas após três dias de violência tribal no estado de Warrap, no norte do Sudão do Sul, anunciaram hoje as autoridades locais.

Citado pela agência EFE, o comissário do condado de Tonj East, Deng Kok, acrescentou que “muitas casas também foram incendiadas durante o conflito” na região.

O dirigente explicou que os confrontos eclodiram em 28 de maio na aldeia de Guilt entre membros das comunidades Luach-Jang e Jal-Wau e duraram três dias.

Os confrontos terão começado por vingança, enquanto as autoridades abriram inquéritos depois de a violência ter provocado uma destruição generalizada na região norte.

De acordo com Kok, a situação está agora sob controlo, mas advertiu que as tensões continuam elevadas.

East Tonj e os condados vizinhos têm sido afetados por ciclos recorrentes de violência, frequentemente motivados por roubos de gado, mortes por vingança e disputas por terras e recursos.

No início de maio, outro incidente no condado de South Tonj causou 15 mortos e 16 feridos, também relacionado com um conflito de gado.

Em 2020, East Tonj assistiu a um dos episódios mais mortíferos das últimas décadas, depois de confrontos entre as forças governamentais e civis armados durante uma operação de desarmamento terem provocado cerca de 130 mortos e milhares de deslocados.

As autoridades do Estado de Warrap apelaram à contenção e instaram as comunidades locais a encetar um diálogo pacífico, enquanto as forças de segurança foram destacadas para evitar uma nova escalada.

Esta violência tribal vem juntar-se às crises políticas e às crescentes tensões em Juba e nas regiões do norte entre o Governo e a oposição, que ameaçam o acordo de paz alcançado em 2018, que pôs fim a uma guerra civil de cinco anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas