MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Reconstrução vai implicar dezenas de milhares de projetos - governo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2023
17:52

O vice primeiro-ministro para a Restauração da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, antecipou hoje que a reconstrução da Ucrânia vai implicar dezenas de milhares de projetos.

"O âmbito do restauro é enorme", admitiu, numa conferência de imprensa durante a Conferência Internacional sobre a Recuperação da Ucrânia (URC 2023), que decorre em Londres entre hoje e quinta-feira.

As estimativas atuais apontam para a necessidade de recuperar 6.000 prédios de habitação, 20.000 casas particulares, 122 pontes em estradas locais, cerca de 500 instalações de saúde e mais de 1.000 escolas.

"Gostaria apenas de sublinhar que estes não são todos os números. São muito mais elevados", sublinhou, referindo que a prioridade é a restauração crítica, incluindo cerca de 100 pontes.

O custo estimado da reconstrução da Ucrânia em 10 anos ascendia em março a 411 mil milhões de dólares (cerca de 376 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), de acordo com um relatório do Banco Mundial.

A mesma instituição calcula que as necessidades de investimento da Ucrânia em 2023 ascendam a cerca de 14 mil milhões de dólares (12,81 mil milhões de euros) para a reconstrução crítica e prioritária, bem como investimentos de recuperação.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas