As autoridades belgas detiveram hoje em Antuérpia um suspeito de tentativa de atropelamento com uma carrinha numa esplanada no centro de Bruxelas, que fez seis feridos ligeiros e se colocou em fuga.
O incidente, ocorrido por volta das 13:00 locais (14:00 em Portugal continental), fez com que o Órgão de Coordenação de Análise de Ameaças (OCAM) elevasse momentaneamente o alerta terrorista do nível 2 para 3 (de quatro possíveis) em alguns "lugares sensíveis" na capital belga.
O episódio ocorreu numa das ruas comerciais mais conhecidas de Bruxelas, e o veículo foi depois encontrado não muito longe da área do incidente e sem o motorista, que entretanto foi localizado e detido em Antuérpia, não havendo ainda dados sobre se se tratou de um ataque intencional.
O presidente da Câmara de Bruxelas, Philippe Close, disse a um jornal local que uma carrinha "entrou na rua Saint-Michel, deu a volta na mesma rua e dirigiu-se para a esplanada de um estabelecimento", mas que, "felizmente, várias pessoas puderam evitar o atropelamento".
"Não houve feridos que precisassem de ser hospitalizados, apenas algumas pessoas em estado de choque", acrescentou Close, que esclareceu que as vítimas do incidente, que foram levadas a uma esquadra de polícia para interrogatório, foram "uma mistura de turistas , funcionários municipais e habitantes da capital".
O autarca recusou-se a "tirar quaisquer conclusões perante os investigadores" sobre se foi um ato intencional, mas reconheceu que "o veículo viajava a uma velocidade muito elevada e que se deslocou para a esplanada".
Lusa