MADEIRA Meteorologia

Sobe para 52 número de feridos em explosão num armazém russo de pirotecnia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2023
16:13

Pelo menos 52 pessoas ficaram feridas, seis em estado grave, numa explosão que aconteceu hoje num armazém de pirotecnia localizado numa cidade próxima a Moscovo, segundo o mais recente balanço divulgado pelas autoridades russas.

O anterior balanço divulgado pelas autoridades russas dava conta de 45 feridos.

"Cinquenta e duas pessoas receberam assistência médica", afirmou o governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, à televisão pública russa.

Seis feridos estão hospitalizados nos cuidados intensivos, referiu Vorobiov, acrescentando que a maioria das vítimas apresenta lesões provocadas por estilhaços ou cortes de origem diversa.

A explosão ocorreu hoje de manhã (hora local) na cidade de Sergiev Posad, situada na região de Moscovo, 75 quilómetros a nordeste da capital da Rússia, segundo a agência russa TASS.

A área afetada pela explosão, inicialmente estimada em 100 metros quadrados, foi de 400 metros quadrados e ficou totalmente destruída.

Segundo informações iniciais, o acidente teria acontecido num um armazém de pirotecnia localizado dentro da fábrica de mecânica ótica Zagorsk e provavelmente devido ao incumprimento das normas de segurança.

Paralelamente, a direção da fábrica Zagorsk divulgou um comunicado, no qual informou que "o incidente aconteceu num armazém pertencente a uma empresa privada".

"As instalações estão localizadas numa zona adjacente à fábrica de mecânica ótica Zagorsk", referiu a nota informativa.

A empresa PiroRoss, que alugou o armazém, está em processo de falência, segundo a TASS.

A explosão provocou um incêndio que foi extinto pelos bombeiros.

A Zagorsk é uma empresa líder no desenvolvimento e fabrico de dispositivos óticos e optoeletrónicos para a polícia, indústria e saúde, acrescentou a agência russa.

O Comité de Investigação da Rússia descartou a possibilidade do incidente ter tido origem num ataque de um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) ucraniano, conforme foi sugerido por alguns meios de comunicação locais.

"A versão sobre o ataque de um ‘drone’ não teve confirmação", disseram os investigadores russos, que abriram um processo criminal por violação dos regulamentos de segurança em contexto industrial.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas