MADEIRA Meteorologia

Rússia anuncia início de manobras no Mar Báltico

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Agosto 2023
12:22

A Rússia anunciou hoje o início de manobras com navios e aparelhos da força aérea no Mar Báltico, zona delimitada sobretudo por países da NATO que Moscovo encara como uma ameaça existencial.

O Ministério da Defesa russo detalhou que as manobras, designadas como "Ocean Shield 2023", preveem cerca de 200 exercícios militares com "mais de 30 navios e embarcações de combate, 20 navios de abastecimento, 30 aeronaves (...) e cerca de 6.000 militares".

O ministério acrescentou que o objetivo destas manobras é "verificar a capacidade da frota militar para defender os interesses nacionais da Rússia" numa área "operacionalmente importante".

Segundo a agência noticiosa Interfax, a Defesa russa informou ainda que as operações estão a ser conduzidas sob o comando do almirante Nikolai Evmenov.

Estas manobras ocorrem num contexto de crescentes tensões com os países europeus e aliados da NATO devido ao conflito em curso na Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
8/03/2025 08:00

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Este Dia simboliza uma luta histórica e contínua pelos direitos das mulheres, pela igualdade de oportunidades....

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a vitória dos NAPA no Festival da Canção?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas