MADEIRA Meteorologia

Presidente do Banco Mundial apresenta demissão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Fevereiro 2023
21:41

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, de 66 anos, vai abandonar o cargo até ao final de junho, cerca de quatro anos após ter assumido estas funções, segundo uma nota hoje divulgada.

A decisão foi hoje comunicada ao Conselho de Administração e, segundo comunicado do Banco Mundial, disponível na sua página de internet, David Malpass informou sobre a intenção de renunciar ao cargo "até o final do ano fiscal", em 30 de junho.

"Tendo feito muitos progressos e depois de muito pensar, decidi buscar novos desafios", explicou o presidente do Banco Mundial, citado no comunicado.

Malpass foi o 13.º Presidente do Banco Mundial, sediado em Washington, e durante o seu mandato, segundo o comunicado, concentrou-se "em procurar políticas mais fortes" para aumentar o crescimento económico, aliviar a pobreza, melhorar os padrões de vida e reduzir o peso da dívida do governo.

"Foi uma enorme honra e privilegio servir como presidente da principal instituição de desenvolvimento do mundo ao lado de tantas pessoas talentosas e excecionais", acrescentou Malpass, no comunicado.

"Com os países em desenvolvimento a enfrentar crises sem precedentes, estou orgulhoso de que o grupo do Banco tenha respondido com velocidade, escala, inovação e impacto", adiantou, frisando que os últimos quatro anos foram "alguns dos mais significativos" da sua carreira.

Malpass agradeceu aos funcionários e Conselhos de Administração "pelo privilégio de trabalhar" com eles diariamente "para fortalecer a eficácia" das operações do Banco Mundial "nos momentos mais desafiadores."

Com os países em desenvolvimento sob forte pressão financeira, Malpass tem-se reunido com líderes mundiais para discutir políticas de apoio, incluindo a redução da dívida.

"O Grupo do Banco é fundamentalmente forte, financeiramente sustentável e bem posicionado para aumentar o seu impacto do seu desenvolvimento diante de crises globais urgentes", disse ainda Malpass.

Na sua opinião, "esta é uma oportunidade para uma transição de liderança suave" à medida que o Banco trabalha para enfrentar crescentes desafios globais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas