MADEIRA Meteorologia

ONU apela à contenção da Índia e do Paquistão após troca de tiros em Caxemira

Data de publicação
25 Abril 2025
11:46

As Nações Unidas apelaram à “máxima contenção” da Índia e do Paquistão, que se envolveram numa escalada de violência desde o ataque mortal na terça-feira em Caxemira, onde hoje de madrugada as duas potências nucleares trocaram novos ataques.

Após o ataque que causou a morte de 26 civis em Pahalgam, a situação em ambos os lados da fronteira permanece tensa.

No ataque na última madrugada, o exército indiano destruiu, com explosivos, duas casas, alegadamente por pertencerem às famílias dos autores do atentado, enquanto o senado paquistanês aprovou por unanimidade uma resolução rejeitando as acusações “infundadas” da Índia e ‘advertindo’ que o Paquistão está “pronto a defender-se”.

Antes do amanhecer houve troca de tiros “entre os postos no vale de Leepa”, na Linha de Controlo, em Caxemira. Os ataques “não visaram a população civil e a vida continua, as escolas estão abertas”, segundo Syed Achfaq Gilani, um alto funcionário da administração na Caxemira paquistanesa.

O exército indiano confirmou que o Paquistão disparou rajadas curtas de armas ligeiras às quais respondeu “eficazmente”.

Desde terça-feira, o governo ultranacionalista hindu de Nova Deli e o de Islamabad, que já travaram três guerras desde a sua dolorosa divisão em 1947, embarcaram numa espiral de medidas punitivas e retaliatórias destinadas a contra-atacar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas