Um nevão súbito no Monte Everest deixou centenas de alpinistas presos na cordilheira dos Himalaias este domingo, informou o Observador, citando as agências Reuters e BBC. As autoridades chinesas já resgataram cerca de 350 pessoas, mas mais de 200 permanecem retidas a quase 5.000 metros de altitude.
O incidente ocorreu durante um feriado nacional de oito dias na China, período em que centenas de montanhistas tentavam escalar o Everest pela face oriental, no Tibete. A tempestade, considerada anómala para esta época do ano, bloqueou caminhos e obrigou à intervenção de equipas de resgate e moradores locais, que usaram iaques e cavalos para transportar equipamento de socorro.
Segundo a televisão estatal CCTV, os alpinistas estão a ser resgatados por fases e já conseguiram chegar à cidade de Qudang. O nevão apanhou de surpresa até os guias experientes, com relatos de hipotermia e temperaturas abaixo de zero.
Outubro é habitualmente uma das melhores alturas para escalar o Everest, mas este ano as condições meteorológicas “não estão normais”, relatou à Reuters uma montanhista amadora que fazia parte de um dos grupos resgatados.