MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Alemanha rejeita que UE corte diálogo com Israel como propõe Borrell

Data de publicação
14 Novembro 2024
15:36

O Governo alemão rejeitou hoje a proposta do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, para cortar o diálogo político com Israel, em resposta às violações dos direitos humanos nas ofensivas militares em Gaza e no Líbano.

Borrell pretende apresentar na próxima segunda-feira aos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE uma proposta para que esta invoque a cláusula dos direitos humanos para suspender o diálogo político com o Governo israelita liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, depois de Espanha e a Irlanda terem instado, no início de 2024, a que se analisasse se Israel estava a cumprir todas as secções do Acordo de Associação.

Vários países já manifestaram as suas reservas em relação à medida proposta pelo Alto Representante da UE para a Política Externa, que a apresentou pela primeira vez na quarta-feira, numa reunião ao nível de embaixadores, de acordo com várias fontes diplomáticas citadas pela agência de notícias Europa Press.

O executivo da Alemanha foi dos primeiros a pronunciar-se publicamente, para dizer que a sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, vai dizer “não”.

“Somos sempre a favor de manter os canais de diálogo abertos. Naturalmente, isso também se aplica a Israel”, explicou o ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

Berlim considera que a interrupção do diálogo “não ajudaria ninguém”, nem a população da Faixa de Gaza, nem os reféns ainda lá mantidos em cativeiro, nem os israelitas que estão empenhados em construir pontes.

O Governo do chanceler Olaf Scholz defende que o Conselho de Associação é o enquadramento adequado para analisar qualquer eventual incumprimento por parte das autoridades israelitas.

Baerbock esclareceu, numa entrevista concedida à televisão, que o executivo está, sim, a equacionar a possibilidade de impor sanções a ministros israelitas a título individual por possíveis violações do Direito Internacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas