MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Zelensky saúda “progresso” sobre eventual contingente europeu de segurança

Data de publicação
05 Abril 2025
17:27

O Presidente ucraniano saudou hoje o “progresso tangível” e os “detalhes iniciais” sobre um eventual envio de um contingente europeu de segurança para solo ucraniano no caso de um cessar-fogo com a Rússia.

“Há um progresso tangível e detalhes iniciais sobre como um contingente de segurança parceiro poderia ser mobilizado”, afirmou Volodymyr Zelensky, sem adiantar mais pormenores, um dia após a visita dos chefes do Estado-Maior do Exército francês e britânico a Kiev.

Os franceses e os britânicos admitem o envio de um contingente de países europeus para a Ucrânia para formar uma “força de segurança” com o objetivo de impedir o retomar do conflito, caso seja estabelecido um acordo de cessar-fogo.

O chefe do Estado-Maior francês, Thierry Burkhard, adiantou hoje que discutiu com o seu homólogo britânico o reforço das Forças Armadas ucranianas e as “opções de garantias” a serem fornecidas “assim que o cessar-fogo for implementado”.

“Juntos, queremos garantir uma paz duradoura e sólida na Ucrânia, uma condição essencial para a segurança do continente europeu”, referiu o general Burkhard na rede social X.

Durante a visita a Kiev, os dois líderes militares encontraram-se com o seu homólogo ucraniano, general Oleksandr Syrsky, com o ministro da Defesa, Rustem Umerov, e com Presidente Volodymyr Zelensky.

“O tema principal (da visita) foi o envolvimento dos parceiros no estabelecimento de acordos de segurança na Ucrânia após o fim das hostilidades”, avançou Rustem Umerov no Facebook.

Paris e Londres estão a trabalhar para construir uma coligação de países dispostos a influenciar as negociações iniciadas por Washington com Moscovo para pôr fim ao conflito e estabelecer “operações de garantia” para impedir a Rússia de retomar as hostilidades.

“Estamos a discutir uma presença no solo, no ar e no mar. E também a defesa aérea e algumas outras questões sensíveis”, referiu o Presidente Zelensky na sexta-feira à noite, referindo-se a uma “conversa séria e construtiva” com os oficiais militares franceses e britânicos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas