MADEIRA Meteorologia

Japão deteta aviões russos e mobiliza caças

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2023
15:57

Caças japoneses foram hoje mobilizados após aviões de patrulha russos terem sido detetados a sobrevoar a zona entre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, divulgou o Estado-Maior das Forças Armadas do Japão.

Dois aviões russos voaram ao longo da costa centro e sul do Japão, atravessando o estreito de Tsushima, que liga os dois mares e separa a Coreia do Sul do Japão, antes de regressarem pela mesma rota, segundo informou a mesma fonte, num breve comunicado.

Caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão "foram enviados em resposta" a esta situação, acrescentou o Estado-Maior nipónico.

Este episódio ocorre numa altura em que a Rússia e a China estão a realizar manobras navais conjuntas, com um destacamento das respetivas Marinhas a operar no Mar da China Oriental, de acordo com o Ministério da Defesa russo.

Em junho, a China e a Rússia realizaram uma patrulha aérea conjunta sobre os mares do Japão e da China Oriental, o que levou a Coreia do Sul a enviar caças para a zona como medida de precaução.

O incidente de hoje também acontece no dia em que é realizada uma cimeira trilateral inédita, perto de Washington, entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, com o objetivo de enviar um sinal de unidade à China e à Coreia do Norte.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe hoje o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o chefe de Estado sul-coreano, Yoon Suk-yeol, em Camp David, residência de férias da Presidência norte-americana, situada nos arredores de Washington.

Os três países deverão estabelecer um "canal de comunicação de emergência" numa região que vive sob a ameaça do programa nuclear da Coreia do Norte e teme uma invasão da ilha de Taiwan pela China, segundo indicaram fontes oficiais ao longo da semana.

O Japão juntou-se aos aliados ocidentais para sancionar Moscovo após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 e alertou para o nível de ameaça que a Rússia representa.

No último documento de segurança assinado pelas autoridades nipónicas, que no passado chegaram a defender uma cooperação e laços mais estreitos com a Rússia, Tóquio adverte que os exercícios militares conjuntos de Moscovo com a China são um problema.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas