MADEIRA Meteorologia

2025: o ano da afirmação do ecoturismo na Madeira?

Data de publicação
21 Abril 2025
14:08

Com paisagens tropicais de cortar a respiração, uma biodiversidade rica e uma cultura profundamente enraizada na sustentabilidade, a Madeira tem vindo a destacar-se como um dos destinos europeus mais promissores para o ecoturismo. Os prémios internacionais conquistados validam a estratégia antimassificação e de baixo impacto ambiental.

Entre os 2,2 milhões que visitaram a Madeira durante o ano passado, os Alemães e os Britânicos foram os mais numerosos. O crescimento continuado do número de estrangeiros (e de portugueses) que aqui se deslocam deve-se, seguramente, ao facto de o arquipélago continuar a preservar o seu património natural, que inclui a maior reserva marinha da Europa e uma área protegida equivalente a dois terços do território.

Encostas cobertas de vinhedos, bananeiras e hortênsias, a que se juntam as florestas ancestrais de Laurissilva (classificadas como Património Mundial da UNESCO), criam um ecossistema único. As variações do microclima ajudam a manter uma flora exuberante ao longo de todo o ano, o que torna a Madeira um paraíso tanto para visitantes como para investigadores ambientais.

Consciente da importância de preservar este património, o governo regional tem vindo a investir numa estratégia de desenvolvimento turístico sustentável. Distinguida com o prémio EarthCheck, que reconhece boas práticas ecológicas, a região quer valorizar a proteção dos recursos naturais, a redução das emissões e a cultura regional.

Energia sustentável, projetos inovadores

A revista britânica Wanderlust, que procura as rotas turísticas mais autênticas e sustentáveis, atribuiu à região a oitava posição na sua Greenlist (2024) destacando o facto de um terço da energia utilizada ser proveniente “de fontes hidroelétricas, solares e eólicas”. A publicação lembra, igualmente, que Porto Santo foi reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO. “Esta distinção destaca a importância ecológica da ilha, que abriga espécies raras, como a foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus) e a tartaruga-comum (Caretta caretta), além de uma flora endémica significativa”.

A preservação ambiental tornou-se uma vantagem competitiva para a indústria hoteleira, sendo cada vez mais numerosas as unidades que apostam em energias renováveis, permacultura, reaproveitamento de águas pluviais e produtos locais. Este tipo de alojamento atrai um novo perfil de turista: consciente, informado e à procura de experiências autênticas.

Além disso, continuam a crescer as atividades de baixo impacto, como os trilhos pedestres, os safaris educativos, a observação de cetáceos e o agroturismo — em que os visitantes participam em tarefas agrícolas e têm a oportunidade de conhecer melhor a vida rural madeirense.


Podemos contribuir? O papel do viajante consciente

Com a crescente consciência ambiental, o reforço das políticas públicas e o apoio de novas tecnologias, a Madeira está preparada para se afirmar como destino de referência no ecoturismo mundial. E os turistas conscientes também podem ajudar:

Escolhendo alojamentos sustentáveis: optando por unidades hoteleiras que sigam práticas ecológicas, como o uso de energias renováveis, a permacultura e o reaproveitamento de águas pluviais.

Reduzindo o uso de plástico: levando garrafas reutilizáveis, sacos de pano e evitando produtos descartáveis durante a estadia.

Utilizando tecnologias sustentáveis: adotando o uso de eSIM, em vez de cartões SIM físicos, a fim de diminuir a produção de plástico e as emissões associadas ao transporte destes cartões. Esta tecnologia pode reduzir as emissões de carbono até 87% em comparação com os SIM tradicionais. Se apenas 5% dos utilizadores mudassem para o eSIM, seria possível evitar 15 mil toneladas de plástico por ano.

Apoiando o comércio local: comprando produtos artesanais e consumindo em estabelecimentos locais para contribuir para a economia da comunidade.

A aposta na autenticidade, na preservação dos ecossistemas e no envolvimento da comunidade são fatores-chave para garantir um crescimento sustentável do setor. Esta estratégia está a tornar a Madeira um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, e uma região incontornável para os amantes da natureza.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas