Esta manhã, pelas 11h05, a escola EB1/PE De Carvalhal e Carreira participou no exercício nacional ‘Terra Treme 2025’, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com o objetivo de sensibilizar a população para as boas práticas de segurança em caso de sismo.
Durante o exercício, os alunos, professores e pessoal não docente realizaram os três gestos essenciais para a proteção durante um sismo – “baixar, proteger e aguardar” – de forma a simular a reação imediata diante de um sismo.
Após esta primeira fase, foi efetuada a evacuação total da escola para o ponto de encontro (campo de futebol).
“Todos os alunos, com o auxílio dos professores, deslocaram-se calmamente e de forma ordenada para o ponto de encontro, localizado no campo de futebol, onde foi realizada uma avaliação da resposta de todos e as respetivas contagens”, descreve o estabelecimento de ensino em comunicado.
O objetivo do exercício foi testar e reforçar a preparação da comunidade escolar para situações de emergência, em particular, a gestão de um evento sísmico, que pode ocorrer a qualquer momento. Através desta ação, foi promovida a prática de comportamentos seguros em contextos de risco, garantindo que todos os alunos e colaboradores saibam como reagir corretamente e com calma em situações de crise.