MADEIRA Meteorologia

‘Vinho Madeira’ é estrela numa loja em Pequim

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Março 2021
5:00

‘Madeira Home Experience Hall’: a loja que a empresária Linda Zhang abriu, há um ano, leva a história do ‘Vinho Madeira’ ao outro lado do Mundo.

‘Madeira Home Experience Hall’. Abriu portas há um ano e tem despertado grande interesse entre o público chinês. Assim se chama a loja de Linda Zhang que leva a história do ‘Vinho Madeira’ ao outro lado do Mundo.

Encantada com a Região, a empresária desenvolveu, através do Instituto do Vinho Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), contactos com algumas empresas, viabilizando a exportação de ‘Vinho Madeira’ para a China.

O espaço comercial que fundou em Pequim não se limita, contudo, a comercializar vinho produzido na Região. É também um espaço de promoção da cultura e das tradições madeirenses.

Por toda a loja, persistem elementos ligados à cultura tradicional do arquipélago, a começar pelos azulejos ilustrativos da história e das vivências regionais, pelas peças típicas, amostras do artesanato ‘made in Madeira’ e até imagens de personalidades ligadas à história e ao ‘Vinho Madeira’.

Para se documentar sobre a cultura e as características ímpares do vinho produzido na Madeira, Linda Zhang visitou várias vezes a Região e frequentou inclusive o curso de ‘Madeira Wine Educator’, promovido pelo IVBAM. A ideia é auxiliar os apreciadores chineses no processo de conhecimento e degustação da produção vitivinícola exportada da Madeira.

Certo é que a excelência dos vinhos portugueses tem vindo a ganhar mais destaque na China, com alguns produtores regionais a aproveitarem as feiras para se promoverem. Exemplo disso, foi aposta de algumas marcas no maior evento vitivinícola da China, a ‘ProWine China 2020’.

A China tem sido aliás um dos países onde a importação de’ Vinho Madeira’ tem aumentado, tendo registado o maior crescimento em 2020 face a 2019. De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística, foram vendidos no ano passado 59 mil litros de ‘Vinho Madeira’, mais 8% que no ano anterior. Esta operação rendeu 750 mil euros, mais 54% do que o valor registado em 2019.

Todavia, fora da União Europeia os principais mercados do ‘Vinho da Madeira’ são o Japão (8,3 %) e os Estados Unidos da América (6,6 %), seguidos pela Suíça (2,4 %) e só depois a China (1,7%).

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas