Organizado pela Academia do Bacalhau de Joanesburgo, foi festejado recentemente o Magusto no evento designado pelo” Festival Português das Castanhas”.
A iniciativa começou com um jantar de gala e nos dois dias seguintes realizou-se um arraial que decorreu nos terrenos do Lar da Rainha Santa Isabel, em Albertskroon, que contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas que puderam saborear a cozinha e iguarias portuguesas, a atuação de ranchos folclóricos e do artista Ruben Pinto.
Este número significativo de pessoas expressou bem a empatia e um compromisso com o bem-estar, espírito de solidariedade e respeito, valores que intrinsecamente se aglutinam em redor de uma organização de bem fazer que é a Academia do Bacalhau e representa uma manifestação de confiança àqueles que vêm gerindo os destinos da organização com zelo e dignidade.
O jantar contou com a presença de Afonso Laginha, Cônsul-Geral de Portugal, adido social da embaixada, Paulo Valor, e outras pessoas ligadas à vida comunitária e presidentes de várias associações de cariz português.
Num gesto de agradecimento o compadre-presidente atribuiu medalhas de reconhecimento a vários compadres e comadres que têm contribuído para a causa da Academia com o seu esforço, trabalho e dedicação.
O leilão efetuado resultou na obtenção de fundos num valor bastante significativo que se destinam ao auxílio do Lar Rainha Santa Isabel que luta com dificuldades e a pessoas carenciadas da nossa comunidade.
Para gáudio dos presentes é de salientar a muito aplaudida atuação do artista Ruben Pinto com a interpretação “Diz-me Onde Estás”.
O Compadre-presidente Rogério Nascimento e Comadre Sandra do Nascimento responsáveis pela organização deste e de outros eventos levados a cabo pela Academia foram muito cumprimentados pela forma eficiente e agradável como organizaram e programaram o “Festival Português da Castanhas” bem-sucedido.