O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, iniciou esta segunda-feira, 5 de maio, uma nova etapa da sua visita oficial ao Reino Unido, com a chegada à ilha de Guernsey, onde residem cerca de 2.000 madeirenses.
No quarto dia da deslocação, o governante manteve encontros com diversos empresários da diáspora madeirense, destacando-se José Spínola e Dinarte Fernandes, responsáveis por aquele que será o maior projeto de construção civil alguma vez realizado por madeirenses nesta ilha do Canal.
“Esta empresa vai realizar a maior obra alguma vez feita por empresários madeirenses em Guernsey”, sublinhou Sancho Gomes, acrescentando: “Trata-se de um investimento ambicioso na área da habitação, que inclui a construção de um bloco de apartamentos, a edificação de várias moradias e a reabilitação de um edifício para fins residenciais.”
O diretor regional destacou ainda que estes mesmos empresários pretendem investir na Madeira: “José Spínola e Dinarte Fernandes vão avançar com um projeto de unidade hoteleira na Madeira, contribuindo não apenas com investimento, mas também com criação de postos de trabalho e novas infraestruturas turísticas.”
A visita incluiu também um encontro com o empresário Paulo Costa, dinamizador de eventos, incluindo efemérides madeirenses em Guernsey, cujo trabalho tem sido fundamental na promoção da cultura e identidade madeirense naquela ilha britânica.
Sancho Gomes elogiou o espírito empreendedor da diáspora. “Estes empresários são um orgulho para a Madeira. Contribuem ativamente para o desenvolvimento económico de Guernsey e, simultaneamente, continuam ligados à sua terra, investindo na economia madeirense. Esta dupla ligação só enriquece a Região.”
Guernsey, segundo o governante, representa “uma ilha de oportunidades, onde os madeirenses, pela sua capacidade de trabalho, resiliência e civismo, construíram uma comunidade respeitada, bem integrada e com forte coesão.” Sancho Gomes destacou também a importância estratégica desta comunidade:“Apesar da distância geográfica, Guernsey está próxima da Madeira no coração e nos laços construídos por gerações de emigrantes. Esta comunidade é uma ponte entre a Região e o Reino Unido que merece ser valorizada e apoiada.”