MADEIRA Meteorologia

Câmara do Funchal perspetiva projetos com cidades geminadas

Data de publicação
07 Fevereiro 2025
16:29

O historiador e jornalista norte-americano Jim Tranquada, na sua primeira viagem à Madeira, foi recebido hoje, na Câmara Municipal do Funchal, pela vereadora Ana Bracamonte, que tutela o pelouro da Unidade da Diáspora e das Migrações.

A vereadora realça, em comunicado, a importância da visita de Jim Tranquada, que se apresentou como “madeirense”, para reforçar a necessidade e a relevância do contacto com a diáspora da Madeira e fomentar os laços de amizade e cooperação com as cidades geminadas.

Destacou igualmente que pretende dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos anteriormente e dar origem a novos projetos interculturais e multiculturais nas cidades-irmãs, onde reside um grande número de emigrantes madeirenses.

Nesse sentido, e para homenagear o desembarque dos primeiros madeirenses no porto de Honolulu, a Ana Bracamonte anunciou a organização de um evento cultural pela Câmara Municipal do Funchal, com a colaboração de Jim Tranquada e vários representantes das cidades geminadas, a realizar-se ainda este ano.

De acordo com uma nota da autarquia, Jim Tranquada é co-autor da obra de referência mundial “The Ukulele: a History (University of Hawai Press, 2012), a primeira investigação académica sobre o instrumento havaiano, e copresidente no Comité Consultivo de Arquivos Musicais Havaianos. Integra também a equipa que prepara o futuro museu do Ukelele no Havai.

O seu trisavô, Augusto Dias, foi um dos três emigrantes que desembarcaram pela primeira vez no Havai, em 30 de setembro de 1878, levando o braguinha, cordofone madeirense, que daria origem à construção do Ukulele.

Cem anos depois da chegada de muitos emigrantes madeirenses ao porto de Honolulu, no Havai, para trabalhar na cultura da cana do açúcar, inicia-se o projeto de geminação com o Funchal. O protocolo foi celebrado em 1979.

Seguidamente, surgiram os projetos de geminação com as cidades Oakland (1967), New Bedford (1984) e Maui (1985), nos Estados Unidos da América.

As cidades geminadas (sister cities) apresentam caraterísticas semelhantes ao nível cultural, demográfico, geográfico, entre outros, e têm como objetivo criar relações e estabelecer laços de cooperação. Atualmente, a Câmara Municipal do Funchal apresenta protocolos de geminação com 16 cidades de diversos países.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas