MADEIRA Meteorologia

Roland Garros: Tsonga despede-se de forma emocionada aos 37 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
18:58

O francês Jo-Wilfried Tsonga terminou hoje a carreira no ténis profissional, aos 37 anos, após ser afastado na primeira ronda de Roland Garros, segundo 'Grand Slam' da temporada, numa despedida emocionada, face ao norueguês Casper Ruud.

O antigo número cinco mundial, que acabou o encontro lesionado e em lágrimas, foi derrotado pelo atual oitavo posicionado do ranking ATP, que venceu por 6-7 (6-8), 7-6 (7-4), 6-2, 7-6 (7-0), ao cabo de três horas e 49 minutos.

No Court Philippe Chatrier, a família do tenista francês marcou presença, juntamente com os compatriotas Richard Gasquet, Benoit Paire e Gael Monfils, entre muitos outros, que testemunharam o ‘adeus’ a um dos jogadores mais carismáticos do circuito.

"Na minha vida, tive de lidar com aqueles que me disseram que eu nunca seria nada. Provei o contrário. Um dia era um herói, outro um vilão, outro um branco, outro um negro filho de um congolês", lembrou o tenista, visivelmente emocionado, garantindo ainda que ser pai mudou muito a sua vida.

Atualmente no lugar 297.º da hierarquia, Tsonga conseguiu a proeza de conseguir superar os denominados ‘big 3’ em torneios do ‘Grand Slam’. Em 2008, bateu Rafael Nadal no Austrália Open, e dois anos depois imperou sobre o sérvio Novak Djokovic, atual número um mundial, também em Melbourne Park.

Contra o suíço Roger Federer, foram duas as vezes que o francês se superiorizou em ‘majors’, em Wimbledon, em 2011, e em Roland Garros, em 2013.

‘Djoko’, assim como Nadal, Federer e Andy Murray, manifestou-se, via vídeo, na hora da despedida, considerando Tsonga um dos "jogadores mais carismáticos em ‘court’", face ao "seu estilo de jogo", considerando o seu adeus uma "tremenda perda para a modalidade".

Ao longo da carreira, Tsonga conquistou 18 títulos, com destaque para os Masters 1.000 de Paris, em 2008, e Canadá, em 2014.

O carismático jogador gaulês atingiu ainda outras 12 finais, entre as quais a do Austrália Open, em 2008, e ATP Finals, em 2011. A nível de vitórias em encontros oficiais, somou 467.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas