MADEIRA Meteorologia

Maratona do Funchal com recorde de 1.511 inscritos e novidades no horário

Data de publicação
18 Janeiro 2024
16:44

A nona edição da Maratona do Funchal, hoje apresentada, vai para a estrada este domingo às 07:00, uma hora mais cedo do que ano no anterior, e com 1.511 participantes, o valor mais alto de sempre.

Em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, Egídio Olim, presidente da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), destaca que este é um “modelo que vai de encontro ao anseio dos atletas”, além de “causar menos transtornos à população”, que tem de lidar com os acessos condicionados e estradas encerradas por via deste evento.

Com organização a cargo da AARAM, a Maratona do Funchal proporciona três distâncias aos corredores: maratona, composta por 42.195 metros, meia maratona, com 21,097,5 metros e, por fim, a mini maratona, que tem, aproximadamente, 8,3 quilómetros.

Destaque para o facto da participação na maratona e meia maratona ser aberta aos escalões de sub-23, seniores e veteranos, sendo que a mini maratona é destinada dos sub-20 aos veteranos.

Uma versatilidade que permite trazer à Madeira mais de 800 competidores forasteiros, entre estrangeiros e continentais, sendo este um certame com “um grande cunho de turismo desportivo”, salienta Egídio Olim, responsável máximo da AARAM.

A partida para a maratona irá ocorrer na Rua do Gorgulho, às 07:00, com tempo limite de seis horas e meia, ao passo que às 08:30 tem início a mini maratona, enquanto a meia maratona é a última a ir para a estrada, quando o relógio assinalar 09:00.

Segundo Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, este modelo permite “conciliar diferentes interesses” e evitar “constrangimentos físicos ao nível do trânsito, circulação rodoviária e transportes públicos”.

O autarca municipal destaca ainda a colaboração de cerca de 80 voluntários na organização da prova, e que assim permitem “elevar o patamar desportivo e turístico”. No seguimento desta ideia, Egídio Olim, por seu turno, salientou que vão entrar “muitos milhões de euros na economia madeirense”, numa altura do ano em que há menos turistas na Região.

Segundo este último, serão “distribuídos 3.000 ‘flyers’ nas zonas onde a corrida irá passar”, com o objetivo alertar a população sobre o certame.

Com o apoio de entidades públicas e privadas que ajudam a suportar esta corrida, destaque ainda para os 41 atletas nacionais que irão competir em simultâneo no Campeonato de Portugal de maratona, cujo vencedor será galardoado com o título de campeão nacional na especialidade, referente ao ano de 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas