MADEIRA Meteorologia

Vencedores da II edição do FunFest no Conservatório conhecidos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Maio 2022
14:44

Os premiados da II edição do Concurso Internacional de Vídeo - FunFest já são conhecidos e foram apresentados ontem, dia 26 de maio, numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Salão Nobre do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode.

Ao exemplo da edição anterior, este ano concorreram centenas de jovens cineastas que se encontram a estudar no ensino secundário ou universitário, oriundos de vários pontos do planeta (USA, Irão, Portugal, Índia, Brasil, Turquia, Reino Unido, Filipinas, Bangladesh, Alemanha, Espanha, etc.).

Este concurso tem como objetivo principal estimular a criatividade e o interesse pela produção audiovisual. É dirigido a estudantes com residência em Portugal, bem como a estudantes de escolas internacionais, que frequentem o ensino secundário e ensino superior ou grau equivalente.

Coorganizado pelos Núcleos de Gestão de Bibliotecas e de Produção Audiovisual da Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório, este concurso pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual, designadamente literárias, históricas, culturais, musicais, cénicas e linguísticas, promovendo a literacia da leitura, da informação, a digital e até a dos media, numa perspetiva entre pares, de jovens para jovens.

Esta segunda edição do FunFest, integrada no Projeto Cultural de Escola, desafiou os participantes a refletirem sobre "Educação e Arte: sensibilidade estética e artística", incentivando à criação de vídeos sob o tema "O cinema ensina as Artes". Desta forma, a promoção deste concurso pretendeu encorajar os jovens participantes a produzirem vídeos relacionados com temáticas regionais, nacionais, europeias e mundiais, como forma de sensibilizar a comunidade escolar para questões atuais, e a criação de instrumentos diversificados e de interesse juvenil, de promoção da cidadania, participação ativa e pensamento crítico ligados às Artes.

O FunFest contou ainda com a parceria do programa EDUCAmedia, da Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação e com o apoio do ator Dinarte Freitas, que tem vindo a apadrinhar esta iniciativa desde o início.

Décio Ferreira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas