Entre hoje e domingo, dia 9 de novembro, o Estúdio de Criação Artística, espaço situado no Largo do Corpo Santo tutelado pela Câmara Municipal do Funchal, recebe a residência artística de Ricardo J. Martins, em colaboração com um quarteto de cordas madeirense. “Durante este período, o músico irá dedicar-se aos ensaios e à gravação de composições originais, explorando a fusão entre a música popular, com destaque para o fado e a guitarra portuguesa, e o universo erudito”, refere nota da autarquia.
Entre as obras que serão desenvolvidas, a edilidade destaca a criação de onze temas inéditos, incluindo uma trilogia intitulada ‘A Ilha Maravilhosa’, composta pelos andamentos ‘Avistamento’, ‘Desembarque’ e ‘Reconhecimento’, concebida como uma homenagem ao povo e à cultura madeirense.
O quarteto de cordas que acompanha Ricardo J. Martins é formado por Natacha Guimarães e Joana Costa ao violino, Marta Morera na viola de arco e Jaime Dias no violoncelo, contribuindo, conforme destaca a CMF, “com uma sonoridade rica e versátil à proposta musical”.
Esta terça-feira, dia 4 de novembro, entre as 10h00 e as 12h30, será realizado um dia aberto, que vai permitir ao público “acompanhar parte do processo criativo e dos ensaios, oferecendo uma oportunidade rara de contacto direto com o trabalho artístico em desenvolvimento.”
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, promete proporcionar “uma experiência única, marcada pela interseção entre tradição popular e música clássica contemporânea, valorizando a identidade cultural da Madeira e o talento local”, conclui a autarquia.