Quarta edição do galardão que valoriza gastronomia, natureza, património e negócios locais premeia a Região em nove categorias. A apresentação pública dos vencedores acontece a 1 de julho, num evento online conduzido por José Figueiras.
A M
adeira volta a fazer parte do Prémio Cinco Estrelas Regiões, uma iniciativa que pretende valorizar e dar a conhecer o que de melhor existe em cada uma das regiões portuguesas.
As distinções envolvem diversas categorias, entre elas a gastronomia, os recursos naturais, os monumentos e o património, assim como os negócios locais que se diferenciam pela qualidade oferecida.
No galardão que dá voz à população para identificar “o que de melhor existe em Portugal”, a banana da Madeira, o bolo de mel, a espetada e o pau de louro, o vinho Madeira, a Festa da Flor, as Piscinas Naturais do Porto Moniz, a praia do Porto Santo, a empresa Madeira Adventure Kingdom e o Fórum Madeira são os ícones regionais vencedores neste prémio que regressa pela sua quarta edição.
A apresentação pública dos vencedores acontece a 1 de julho, às 21 horas, na cerimónia ‘Olá Regiões’, que irá dar a conhecer “o que de Cinco Estrelas existe em Portugal”. O evento decorre via online, e será transmitido em direto, conduzido por José Figueiras.
De acordo com informação disponibilizada no site do Cinco Estrelas, este prémio avalia as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra, nomeadamente “satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação”. A avaliação incide ainda sobre cinco caraterísticas adicionais, específicas de cada candidato na sua categoria de consumo. As fases de avaliação e estudos de mercado complementares incluem ainda testes de experimentação adaptados a cada produto, serviço ou marca, assim como a realização de um questionário massificado junto de uma “amostra representativa” da população dos distritos onde cada candidato está presente. Na edição deste ano, a avaliação envolveu a participação de 346.000 pessoas das várias regiões do País.
Catarina Gouveia