MADEIRA Meteorologia

Livro ‘Arquivos deslocados, Arquipélago da Madeira’ distinguido com prémio ALA 2024

Data de publicação
27 Abril 2025
13:33

O livro ‘Arquivos deslocados, Arquipélago da Madeira’, de L. S. Ascensão de Macedo, foi distinguido com prémio ALA 2024, pela Associação Latino-americana de Arquivos (ALA).

A informação foi avançada ao JM pelo autor do livro, que adianta que o prémio, que reconhece a excelência nas investigações arquivísticas no espaço ibero-americano, será formalmente entregue durante o XI Congresso de Archivología del Mercosur, a ter lugar entre 17 e 19 de setembro deste ano, na cidade de La Paz, Bolívia.

Iniciativa que decorre no âmbito das comemorações do bicentenário da independência daquele país.

Refira-se que L. S. Ascensão de Macedo é investigador integrado no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, é também Chefe de Divisão de Arquivo Geral e Planeamento na Direção Regional do Orçamento e Tesouro (Secretaria Regional das Finanças) do Governo Regional da Madeira e docente convidado da Universidade Autónoma de Lisboa.

Integra várias organizações internacionais de referência no campo da arquivística, como o Grupo de Peritos para o Património Arquivístico Partilhado (EGSAH, sigla em inglês) do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), o Grupo de Peritos RIBEAU-ALA e o Grupo de Trabalho para a História da Arquivística Ibero-americana da ALA. É ainda vogal do capítulo ibérico da ISKO e da delegação regional da Madeira da BAD.

A obra, que resulta da tese de doutoramento de Ascensão de Macedo defendida em 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi avaliada summa cum laude por unanimidade.

O estudo, editado pela Colibri na prestigiada coleção Ciência da Informação n.º 20 e coordenado pelo Professor Doutor Carlos Guardado da Silva, aborda, de forma inovadora em Portugal, o fenómeno dos arquivos deslocados. Foca-se nos fundos arquivísticos da Madeira removidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo no final do século XIX, explorando as questões de representação e restituição dos mesmos.

A obra foi financiada pelos fundos da FCT ao Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este trabalho faz uma contribuição significativa para o entendimento e reflexão sobre o património arquivístico da Madeira no plano internacional, alinhando-se com temas atuais como a justiça patrimonial, a justiça social e o direito de acesso à informação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas