De 12 de novembro a 21 de novembro, a Casa da Cultura de Câmara de Lobos recebe a exposição artística ‘Estendal dos Direitos’, numa iniciativa organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Câmara de Lobos, enquadrada no 36.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Com esta exposição, a organização procura dar voz às crianças e jovens do concelho de Câmara de Lobos, promovendo competências cívicas para uma sociedade mais ativa.
“Proteger as crianças é da responsabilidade de todos. A realização do Estendal dos Direitos é mais uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para a importância de reconhecer e respeitar os direitos e deveres das crianças e jovens”, destaca.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Câmara de Lobos indica ainda que esta atividade só foi possível com o envolvimento de todas ECMIJ (Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude), escolas públicas e privadas, associações de jovens, culturais e recreativas, IPSS e projetos com intervenção com crianças e jovens do Concelho e o apoio da Autarquia de Câmara de Lobos. A inauguração decorreu no dia 13 de novembro e contou com a presença de várias entidades parceiras, em prol da promoção dos direitos das crianças.
“Em novembro, celebra-se a Convenção sobre os Direitos da Criança, e a CPCJ deCâmara de Lobos não podia deixar passar em branco esta data. Este projetopretende ser não apenas uma forma de dar voz às Crianças e Jovens e promover asua participação ativa na sociedade, mas também uma oportunidade única parasensibilizar a comunidade para a importância de reconhecer e respeitar os direitosdas crianças e dos jovens. Ao mesmo tempo, é fundamental que os próprios jovenscompreendam não só os seus direitos, mas também os seus deveres enquantocidadãos ativos e responsáveis. Através desta reflexão gráfica, podemoscompreender de que forma estes jovens percebem e interpretam estas questõestão relevantes”, explica Andreia Loureiro, presidente da CPCJ de Câmara de Lobos.
”Estamos muito orgulhosos por acolher esta exposição, que não só evidencia otalento dos camaralobenses, mas também sublinha a importância de temas tãoessenciais como os direitos das crianças. Esperamos que todos os visitantes sesintam inspirados e mais conscientes do papel que cada um de nós podedesempenhar na proteção e promoção dos direitos dos mais novos”, afirma ainda.