MADEIRA Meteorologia

JPP insiste no pagamento dos reembolsos atrasados da saúde: “é outra trapalhada do Governo”

Data de publicação
12 Fevereiro 2026
10:58

A deputada do JPP, Jéssica Teles, afirmou esta quinta-feira que “um Governo que obriga as pessoas a pagar as despesas de saúde do próprio bolso e depois leva meses para devolver o dinheiro que as pessoas adiantaram, é um Governo que falha com as populações numa questão essencial como é a saúde”.

A parlamentar falou à comunicação social junto ao edifício do Instituto de Administração da Saúde, onde são pagos os reembolsos dos cuidados de saúde prestados fora do setor público, para denunciar o “atraso de meses” na devolução dos valores pagos.

“É preciso recordar que esta situação não é nova, o que é novo é o Governo PSD/CDS ter prometido resolver o problema, mas nada mudou”, afirmou Jéssica Teles. “Estamos perante mais outra trapalhada deste Governo, que hoje tem calotes com as populações, mas também com os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares que fizeram trabalho extra e estão há três anos para receber esse pagamento”, acrescentou.

A deputada do JPP refere que os atrasos nos pagamentos dos reembolsos na saúde “esconde um truque do Governo PSD/CDS para parecer que tem vindo a reduzir a lista de espera para consultas, exames e cirurgias”.

A parlamentar do maior partido da oposição explica: “O Governo Regional o que está a fazer é empurrar os doentes para o setor privado porque o Serviço Regional de Saúde não tem capacidade de resposta. As pessoas vão às consultas aos centros de saúde, mas se precisam de fazer um um exame, saem com uma requisição para o privado, são obrigadas a pagar os exames, consultas e outros atos médicos que deviam ser assegurados pelo sistema público. Pagam porque não têm alternativa, mas depois ficam meses à espera de um reembolso que foi prometido fazer em 30 dias, o que não tem acontecido.”

Jéssica Teles recorda que foi criada a APP IASAÚDE, “e gabaram-se” que a mesma ia garantir reembolsos mais rápidos, “mas a aplicação falha no essencial”. “Facilita a entrega de documentos, permite consultar processos, mas não resolve o problema central: os atrasos nos pagamentos!”, alerta a deputada.

“Isto não é eficiência, isto não é modernização. Isto é transferir os custos da saúde para as famílias e usar truques administrativos para esconder o problema”, sublinha.

De acordo com Jéssica Teles, o JPP “recebe denúncias de cidadãos revoltados, angustiados, sem respostas e sem prazos para receber o dinheiro que lhes é devido. Pessoas que precisam daquele dinheiro para despesas básicas do seu dia a dia”.

“Estamos perante uma situação injusta, socialmente penalizadora e profundamente insensível à realidade económica da maioria das famílias madeirenses. A Saúde não pode ser ignorada nem gerida à custa do sacrifício das famílias. Estamos a falar de pessoas, de doentes, de vidas! Um Governo que manda pagar e não devolve é um Governo caloteiro”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas