MADEIRA Meteorologia

Museu de História Natural recebe exposição interativa

Data de publicação
12 Fevereiro 2026
11:11

O Museu de História Natural do Funchal recebeu ontem, a abertura da exposição interativa ‘Biotopia – O Património Natural da Madeira’.

Esta é uma exposição concebida no âmbito do Projeto LoGaCulture (Jogos Locativos para o Património Cultural– jogos relativos a uma localização em particular, através dos quais os visitantes podem aceder e interagir a conteúdos), que é financiado pelo Programa- Quadro Horizonte Europa da União Europeia e coordenado pelo Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) através da Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID), no qual o Museu de História Natural do Funchal é parceiro e que contou com a presença da vereadora Paula Jardim Duarte.

Na ocasião, a vereadora Paula Jardim Duarte elogiou a “dinâmica” do Museu de História Natural do Funchal, realçando “a qualidade da exposição inaugurada, bem como as parcerias, de extrema importância que foram criadas para a mesma”.

A vereadora destacou ainda “o uso das tecnologias interactivas, nesta exposição”, sublimando “a importância que têm para atrair os mais jovens”.

“A exposição reúne um conjunto de tecnologias interativas que combinam jogo, diálogo e interação sensorial, em que os visitantes são desafiados a participar ativamente em experiências que promovem uma maior aproximação entre estes e alguns dos elementos naturais que se encontram expostos no Museu”. “O jogo colaborativo convida à tomada de decisões partilhadas, incluindo de perspetivas não-humanas, e à reflexão sobre responsabilidade ecológica; experiências de diálogo mediado por Inteligência Artificial que permite conversar com entidades não-humanas, estimulando empatia e curiosidade científica; e uma interface interativa e narrativa torna visível processos naturais normalmente invisíveis”.

Em conjunto, as experiências que compõem a intervenção Biotopia promovem uma ligação mais dinâmica, crítica e afetiva à natureza, reforçando o papel do Museu de História Natural do Funchal como espaço de envolvimento e de aprendizagem.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira

112

12/03/2026 07:35

Vivemos num tempo em que a tecnologia nos aproxima da ajuda com um simples gesto. Um número, três algarismos — 112 — representam, para muitos, a última...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas