MADEIRA Meteorologia

Ex-padre madeirense acusado de abuso sexual é procurado internacionalmente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Janeiro 2023
14:17

Anastácio Alves, antigo sacerdote do Funchal, está a ser procurado internacionalmente, na sequência das acusações que sobre si recaem de abuso sexual de menores.

Recorde-se que, conforme já noticiou anteriormente o JM, o ex-padre está em parte incerta desde 2018 e é formalmente acusado de cinco crimes de abuso sexual de menores. O caso mais recente remonta a 2017, altura em que Anastácio Alves terá abusado de uma criança então com 13 anos.

A notícia do seu mandato de procura é avançada hoje pelo Jornal de Notícias, que avança que o Ministério Público da Madeira informou esta segunda-feira que acionou o mecanismo de "cooperação judiciária internacional em matéria penal, com vista a notificar o arguido da acusação pública".

Segundo esta publicação, esta é a reação do MP após o mesmo ter sido criticado por nada fazer para localizar Anastácio Alves, que estaria a exercer a sua atividade numa paróquia nas proximidades de Paris até ter desaparecido.

A autoridade refere que o inquérito teve início em julho de 2018, através do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca da Madeira, para investigar a "notícia da prática de crimes contra a liberdade e a autodeterminação sexuais de menor" alegadamente praticados por Anastácio Alves.

O MP explica que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Câmara de Lobos, concelho da zona oeste da Madeira, deu conta de que o "mesmo menor teria sido vítima de crimes de abuso sexual de crianças e de atos sexuais com adolescente perpetrados por dois indivíduos, sendo um deles um então sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, inscrito no Consulado-Geral de Portugal em Paris, mas em parte incerta, por altura da aquisição da notícia de crime".

A investigação esteve a cargo da Polícia Judiciária, que a concluiu em julho de 2019.

"Em março de 2022, o Ministério Público encerrou o inquérito, arquivando-o em relação ao outro indivíduo que entretanto falecera, e acusando o referido ex-sacerdote da prática, em concurso efetivo real, de quatro crimes de abuso sexual de crianças […] e de um crime de atos sexuais com adolescente", refere a nota.

O MP adianta que, no decurso do processo, "foram tomadas declarações para memória futura da vítima, bem como foi realizada perícia de psicologia forense, com vista a aferir da credibilidade do seu relato", a qual foi concluída pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses em agosto de 2020, tendo sido dado o contraditório legal aos sujeitos processuais sobre o relatório pericial.

Em setembro de 2018, quando o padre Anastácio Alves exercia funções em França, a Diocese do Funchal comunicou o seu afastamento da ação pastoral por suspeita de abuso sexual de um menor na região autónoma.

O ex-sacerdote, atualmente com 59 anos, permanece em parte incerta desde então.

Redação/Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas