MADEIRA Meteorologia

Santidade: Milagres de Santo António “são atuais e ajudam a refletir a nossa vida” (com vídeo)

Data de publicação
13 Junho 2025
20:01

O padre António Estêvão profere a homilia da missa solene, esta tarde, percorrendo os milagres de Santo António, perante uma igreja repleta de fiéis.

O sacerdote começa por explicar que a profecia no sentido cristão “faz-nos ler o interior”. Santo António “obriga-nos a entrar na nossa vida atual”.

A sua vida obriga-nos a “olhar para o nosso interior e a refletir”, frisa.

No mesmo contexto, o sacerdote dá conta de que “os milagres de Santo António podem nos ajudar e ver a profundidade da nossa vida, a refletir sobre como andamos “.

O sacerdote, que atualmente vive em Itália , conta alguns milagres de Santo António, e questiona a assembleia tendo como ponto de partida os milagres. Se estes não seriam importantes para mudarmos o”rumo da nossa vida”.

Um dos dramas mais profundos da sociedade: são as feridas familiares. O padre que é Reitor do Colégio Português em Roma, conta o milagre de um pai que tem dúvidas se é o verdadeiro progenitor do filho, porque a criança tinha cabelo diferente. Santo António pegue na criança e pergunta-lhe: “Quem é o teu pai? E a criança aponta para o homem e diz: é aquele.

“Deixe-me-nos tocar pela gramática da profecia”, desafia o sacerdote.

Noutro milagre, uma mulher procura Santo António porque tinha a filha morta e pede a para trazê-la à vida e promete que o peso da filha seria a quantidade de pão que oferecia, este é o milagre da caridade, do amor, explica o padre António Estêvão.

Noutra passagem da homilia, o sacerdote coloca novamente uma questão: “Podemos dizer que somos devotos se Ele - Santo António - não nos faz rezar?”. Se não falas com a tua irmã ou com o teu irmão por causa de dinheiro, “de que vale seres devoto?”

Que este jubileu “nos faça aproximar do evangelho”, destaca o padre Estêvão.

“Peçamos a Santo António que nos faça ser protagonistas e não espectadores desta vida”, finaliza.

No final da celebração eucarística, ocorre a procissão pelas ruas da freguesia, este ano, com a imagem grande, por causa do Jubileu 2025. De referir que esta imagem pesa cerca de 300 quilos e é transportada por 18 homens.

Após a procissão, ocorre a tradicional benção do pão que será distribuído pelo presentes.

A missa é presidida pelo Pároco Carlos e concelebrada pelos padres Óscar e André Pinheiro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas