MADEIRA Meteorologia

Santidade: Milagres de Santo António “são atuais e ajudam a refletir a nossa vida” (com vídeo)

Data de publicação
13 Junho 2025
20:01

O padre António Estêvão profere a homilia da missa solene, esta tarde, percorrendo os milagres de Santo António, perante uma igreja repleta de fiéis.

O sacerdote começa por explicar que a profecia no sentido cristão “faz-nos ler o interior”. Santo António “obriga-nos a entrar na nossa vida atual”.

A sua vida obriga-nos a “olhar para o nosso interior e a refletir”, frisa.

No mesmo contexto, o sacerdote dá conta de que “os milagres de Santo António podem nos ajudar e ver a profundidade da nossa vida, a refletir sobre como andamos “.

O sacerdote, que atualmente vive em Itália , conta alguns milagres de Santo António, e questiona a assembleia tendo como ponto de partida os milagres. Se estes não seriam importantes para mudarmos o”rumo da nossa vida”.

Um dos dramas mais profundos da sociedade: são as feridas familiares. O padre que é Reitor do Colégio Português em Roma, conta o milagre de um pai que tem dúvidas se é o verdadeiro progenitor do filho, porque a criança tinha cabelo diferente. Santo António pegue na criança e pergunta-lhe: “Quem é o teu pai? E a criança aponta para o homem e diz: é aquele.

“Deixe-me-nos tocar pela gramática da profecia”, desafia o sacerdote.

Noutro milagre, uma mulher procura Santo António porque tinha a filha morta e pede a para trazê-la à vida e promete que o peso da filha seria a quantidade de pão que oferecia, este é o milagre da caridade, do amor, explica o padre António Estêvão.

Noutra passagem da homilia, o sacerdote coloca novamente uma questão: “Podemos dizer que somos devotos se Ele - Santo António - não nos faz rezar?”. Se não falas com a tua irmã ou com o teu irmão por causa de dinheiro, “de que vale seres devoto?”

Que este jubileu “nos faça aproximar do evangelho”, destaca o padre Estêvão.

“Peçamos a Santo António que nos faça ser protagonistas e não espectadores desta vida”, finaliza.

No final da celebração eucarística, ocorre a procissão pelas ruas da freguesia, este ano, com a imagem grande, por causa do Jubileu 2025. De referir que esta imagem pesa cerca de 300 quilos e é transportada por 18 homens.

Após a procissão, ocorre a tradicional benção do pão que será distribuído pelo presentes.

A missa é presidida pelo Pároco Carlos e concelebrada pelos padres Óscar e André Pinheiro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas