MADEIRA Meteorologia

Óbito/Papa: Francisco era feliz em Portugal

Data de publicação
23 Abril 2025
22:24

O núncio apostólico em Lisboa, Ivo Scapolo, recordou hoje a presença do Papa em Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 e destacou que Francisco era feliz em Portugal.

“Era feliz quando estava aqui”, disse o representante da Santa Sé em Portugal aos jornalistas após uma missa em sufrágio pelo Papa Francisco, que morreu na segunda-feira.

Quando lhe foi pedido para recordar como era Francisco, à luz das suas relações com o Papa, Ivo Scapolo lembrou os cinco dias que com ele passou, nomeadamente às refeições, e disse que guarda desses dias o facto de Francisco se sentir bem em Portugal, o carinho que os portugueses lhe dispensavam.

E também a “particular serenidade e alegria” bem como a disponibilidade para dar resposta a pedidos extra-agenda dos cinco dias, fosse de autoridades, de particulares, pessoas doentes. “Dizia sempre que sim”.

Na missa a que presidiu, na Basílica da Estrela, o “embaixador” disse que esta celebração tinha uma relevância particular, depois de celebrações na catedral e na Igreja de São Domingos, que simbolizaram o “carinho e a gratidão da comunidade católica de Lisboa ao Papa Francisco”. A Basílica da Estrela é a primeira do mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, principal devoção do Papa Francisco.

E citou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para elogiar a síntese que fez do pontificado de Francisco, nomeadamente ter sido talvez a voz mais corajosa entre os lideres espirituais nos últimos anos.

Aos jornalistas falou ainda de outro símbolo de “carinho e gratidão”, as mensagens deixadas no livro de condolências na Nunciatura, com “palavras muito bonitas”, recordando momentos especiais das visitas a Portugal.

Palavras também de gratidão e apreço pelo que fez pelo bem da Igreja e do Mundo e pela herança que deixa, que foram deixadas por dirigentes políticos portugueses, disse.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira às 07:35 locais (06:35 em Lisboa) na residência Casa de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, devido a um AVC.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas