MADEIRA Meteorologia

D. Tolentino convoca os artistas para a “revolução da beleza” citando o Papa

Data de publicação
16 Fevereiro 2025
11:48

O cardeal madeirense D. Tolentino Mendonça deixou, no Vaticano, esta manhã, o apelo do Papa Francisco, que substituiu na missa dominical, para que todos os artistas se unam à Igreja numa “revolução da beleza”, em favor dos mais frágeis.

O cardeal, natural de Machico, descreveu os artistas como “guardiões da beleza”, capazes de ouvir o grito dos pobres e sofredores, e, nesse sentido, incentivou-os a criar pontes e espaços de diálogo num tempo de divisões.

  • D. Tolentino convoca os artistas para a “revolução da beleza” citando o Papa

A arte, afirmou Tolentino Mendonça socorrendo-se de um texto do Santo Padre, deve se basear numa “revolução da perspetiva”, guiada pelas bem-aventuranças de Jesus, que proclama a felicidade dos humildes e aflitos.

  • D. Tolentino convoca os artistas para a “revolução da beleza” citando o Papa

“Deixai-vos guiar pelo Evangelho das Bem-Aventuranças e que a vossa arte seja anúncio de um mundo novo. Que a vossa poesia no-lo mostre! Nunca deixeis de procurar, interrogar, arriscar”, corrobora a reflexão, lida em italiano por D. Tolentino Mendonça.

O madeirense, de 59 anos, atualmente prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana, tomou o lugar do sumo pontífice na missa celebrada por ocasião do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura. Francisco encontra-se internado devido à bronquite.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas