A paróquia do Monte informa que é já no próximo dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, que ocorre a inauguração da Capela de Nossa Senhora da Conceição, nas Babosas, numa celebração presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
A Paróquia indica que o programa da celebração tem início dentro da Igreja do Monte pelas 15h30, com a "procissão com imagem da Imaculada Conceição e crucifixo da capela até o largo das Babosas".
O Pe. Vítor Sousa adianta em comunicado que, após a chegada ao largo das Babosas, a celebração continua no adro da Capela "com abertura da porta, colocação da Imagem da Imaculada Conceição no altar e celebração da Eucaristia".
Do programa consta ainda uma homenagem às vítimas da aluvião de 20 fevereiro 2010 no adro da capela, divulga o Pároco do Monte.
A informação destaca ainda que a Capela foi originalmente edificada em 1906, nas Babosas, freguesia do Monte foi destruída pela "aluvião" que assolou a ilha da Madeira a 20 de fevereiro de 2010.
Recorde-se que da Capela restou apenas a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que foi encontrada intacta sob as pedras, bem como o crucifixo e outras peças da capela que foram recuperadas pelos paroquianos do Monte.
A finalizar, o Pe. Vítor Sousa escreve que a "reconstrução da Capela, da responsabilidade da paróquia de Nossa Senhora do Monte, começou em julho de 2019, contou com o apoio do Governo Regional (em cerca de 200.000 conforme o contrato-programa assinado) e com o donativo de diversas instituições e pessoas particulares".
"Apesar de não constar do projeto inicial, a reconstituição do altar de talha dourada da capela foi realizada de forma integral pela paróquia de Nossa Senhora do Monte", refere o responsável paroquial.
Doze anos depois da destruição pela aluvião de 20 de fevereiro de 2010, os diocesanos e comunidade paroquial do Monte, voltam a ter capela no Largo das Babosas.
Guadalupe Pereira