MADEIRA Meteorologia

Bispo da Diocese de Leiria-Fátima espera Papa Leão XIV no Santuário de Fátima

Data de publicação
12 Maio 2025
20:45

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, disse hoje que espera a visita do Papa a Fátima, revelando que o antigo cardeal foi a primeira escolha para presidir às peregrinações de maio e outubro.

“Ele manifestou, das duas vezes, um grande gosto de estar cá. Esperemos que venha a ser possível a sua vinda cá numa outra ocasião e nós também vamos alegrar-nos muito com a alegria dele de vir cá”, afirmou aos jornalistas José Ornelas, na conferência de imprensa da peregrinação internacional de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.

Aos jornalistas, o bispo, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), precisou que “o atual Papa Leão XIV foi a primeira escolha para presidir a esta celebração e ele disse que sim, com muito gosto”, mas teria de ver a agenda.

Posteriormente, informou o bispo de Leiria-Fátima de que um “compromisso inadiável” o impedia de marcar presença.

José Ornelas adiantou que o convite passou para a presidência da peregrinação de 12 e 13 de outubro próximo.

“E ele, desta vez, foi ver e disse ‘com muito gosto’. E ficou marcado para a de outubro. Só que, entretanto, disse-me também depois ‘eu mudei de categoria de cardeal e a cerimónia vai ser em outubro e já está determinada e eu já não posso dizer que não’”, adiantou.

O presidente da CEP acrescentou que “este Papa até já tem um convite feito, espontaneamente, pelo D. António Marto”.

“Concordo e agradeço que tenha posto isso na agenda do Papa, pelo menos na agenda do pensamento, e depois teremos ocasião de confirmá-lo também”, afirmou José Ornelas, referindo que Leão XIV é um homem “muito próximo e muito acessível”.

António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, foi um dos cardeais que participou no conclave que elegeu o cardeal Robert Francis Prevost Papa.

Na sexta-feira, numa conferência de imprensa dos cardeais portugueses que estiveram alojados no Colégio Português em Roma, por ocasião do conclave, António Marto adiantou que disse a Leão XIV: “Trago votos de felicidade, trago o voto de todos dos peregrinos de Fátima” e “num momento oportuno esperamos uma visita sua”.

Sobre Leão XIV, considerou ser “uma alegria muito grande tê-lo como novo Papa e por aquilo que são os gestos que ele está a fazer de resposta a este momento” que a Igreja Católica vive.

Quanto ao Papa Francisco explicou que a sua missão na Igreja “marcará não só” a geração atual, como “deixará um raio na História da própria Igreja”, lembrando as visitas que efetuou a Fátima.

Francisco, eleito Papa em 2013, morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos. Esteve no Santuário de Fátima por duas vezes: em maio de 2017, no centenário dos acontecimentos da Cova da Iria e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto, e em agosto de 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio, 108 anos após os acontecimentos na Cova da Iria e nas quais são esperados milhares de fiéis, começam às 21:30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a Celebração da Palavra, no recinto do santuário.

Na terça-feira, após a recitação do terço, às 09:00, na Capelinha das Aparições, começa, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas