MADEIRA Meteorologia

Teófilo Cunha fala de "fim de um ciclo político"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Setembro 2023
21:41

O secretário cessante Teófilo Cunha, que nesta última legislatura assumiu a pasta do Mar e Pescas, já se pronunciou publicamente sobre a nova orgânica do próximo Governo Regional da Madeira.

"Fim de um ciclo político da minha vida com actividade executiva.
Decidi, por motivos estritamente pessoais, nomeadamente a vontade de voltar à minha vida profissional, não integrar o próximo Governo Regional com actividade executiva, tendo já comunicado essa decisão quer ao Presidente do Governo, quer ao Presidente do meu partido", referiu o governante.

Dia ainda que "a decisão estava tomada há cerca de um ano, mas, por respeito pessoal, institucional e no cumprimento do compromisso que assumi em outubro de 2019, tinha o dever e a obrigação, para com o Presidente do Governo Regional, para com o Presidente do CDS-PP Madeira e, sobretudo, para com o povo da Madeira e do Porto Santo, de levar a missão até ao fim, pelo que só agora a comunico", acrescentando que "faço-o com a consciência tranquila e com a sensação de dever cumprido, pois o trabalho e empenho que dediquei, em 32 anos de militância partidária no CDS e nos cargos públicos que tive a honra de ocupar, deve falar por si".

Neste desabafo diz que "deixo a avaliação aos cidadãos da Madeira. Aos de São Jorge, que em 2009 confiaram em mim para exercer as funções de presidente da Junta de Freguesia; aos de Santana, que em 2013 e 2017 em mim e na minha equipa votaram, permitindo-me ser eleito Presidente da Câmara Municipal de Santana; aos cidadãos de toda a Região, que em 2011 votaram no CDS, dando-me a possibilidade de exercer o cargo de deputado na Assembleia Legislativa Regional e que, posteriormente, me possibilitaram a experiência de integrar um Governo, na qualidade de Secretário Regional. São eles, mas também os meus colegas nos executivos da junta e da câmara municipal, os meus colegas deputados - quer aqueles que integraram o meu grupo parlamentar, quer os adversários políticos -, aos colegas do XIII governo regional, os líderes do meu partido e o Presidente do Governo Regional da Madeira, quem pode julgar o meu trabalho, sendo certo que o meu empenho e a minha disponibilidade foi sempre inegável".

A finalizar, Teófilo Cunha deixa "um agradecimento final à família do CDS que tenho o orgulho em pertencer e a todos aqueles que fazem parte deste partido. Aos presidentes da estrutura regional com os quais tive a honra trabalhar, Ricardo Vieira, José Manuel Rodrigues, Lopes da Fonseca e Rui Barreto. Aos presidentes nacionais, Manuel Monteiro, Paulo Portas, Assunção Cristas e Nuno Melo. Aos nossos colaboradores, e a todos os militante e simpatizantes. Saio com o coração cheio e deixo-vos, a todos, com uma palavra: obrigado!".

Carla Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas